Existem pelo menos 20 curiosidades sobre anime e mangá espalhadas pela internet que todo otaku deve saber.
Se você é um otaku “das antigas”, no melhor sentido da palavra, já deve conhecer tudo ou quase tudo sobre o vasto universo dos anime e mangás.
Mas, se você começou a se interessar pelo assunto a pouco tempo, veja uma pequena lista de curiosidades disponíveis na web, que podem te iniciar no nível básico deste universo dos desenhos japoneses.
20 curiosidades sobre anime e mangás
1- A palavra anime não admite plural, sendo anime mesmo o plural de anime.
2 – Anime é a palavra que abrevia o termo “Animação” no Japão. E tudo teve início em 1917 pelas mãos dos artistas: Shimokawa Oten, Jun’ichi Kouchi e Seitaro Kitayama.
3- Anime não pode ser considerado apenas sinônimo de “cartoon”, e sim uma forma de arte que trata de temas mais profundos e emocionais.
4 – A ordem de leitura de um mangá (quadrinhos) japonês é a inversa da ocidental.
5 – No Japão, calcula-se que 40 novos anime estreiam na televisão, semanalmente.
6 – No mangá tudo é desenhado à mão.
7 – Em japonês, mangá significa, ao pé da letra, “desenhos irresponsáveis”.
8 – Osamu Tezuka é o mangaká (desenhista de mangá) mais famoso do Japão.
9 – O primeiro anime, criado em 1917, era de dois minutos e apresentava um samurai testando sua nova espada.
10 – Um dos fatos mais interessantes sobre o mangá é que seu público é majoritariamente feminino.
11 – No Japão, os leitores de mangá podem desfrutar de seu mangá favorito junto com uma xícara de café nos inúmeros “Mangá Café” existentes em todo país.
12 – No Japão, usa-se mais papel para imprimir mangá do que para papel higiênico.
13 – No Japão, é comum, depois que alguém não quer mais ficar com algum volume de mangá, abandoná-lo em algum lugar, como uma mesa ou banco, para que outra pessoa possa pegá-lo.
14 – Nos desenhos japoneses aparecem todos os gêneros literários, mas a ficção científica é a mais popular. Os temas, como robôs, cenários pós-apocalípticos e motocicletas são ótimos motivos para esses tipos de arte.
15 – Cada habitante do Japão gasta cerca de R$ 130 por ano, em mangás.
16 – One Piece, que é o mangá mais popular do Japão, deveria ser publicado durante 5 anos. Mas, o autor Eiichiro Oda, continuou a criá-lo por mais 18 anos e ainda está sendo criado, sem qualquer sinal de que irá parar.
17 – Ghost in the Shell, é um mangá muito famoso, que terá seu filme lançado em 2017, “Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”, com a atriz hollywoodiana Scarlett Johansson no papel principal.
18 – Masashi Kishimoto, autor de Naruto, ao desenvolver o Naruto original, inicialmente não tinha a intensão de criar o personagem Sasuke. Porém, após falar com seu editor sobre o futuro da série, foi aconselhado a criar um antagonista para o personagem principal da série, que resultou na criação do Sasuke.
19 – O anime Death Note foi proibido na China, pois tornou-se tão popular que as crianças começaram a comprar livros de anotações, iguais aos do anime, para escrever os nomes de todas as pessoas que elas odiavam e desejavam que morressem.
20 – Nos ambientes de criação e desenvolvimento dos mangás é muito comum o namoro entre autor e editor, principalmente entre autor do sexo feminino e editor masculino.
Gostaram da lista? Faltou alguma coisa para o nível básico de um otaku?