Feriado nacional: hoje é comemorado o Dia da Maioridade no Japão

O Festival Seijin no hi ou “O Dia da Maioridade” é comemorado na segunda segunda-feira de janeiro (até 1999 era celebrado sempre em 15 de janeiro).

Conheça os detalhes desse importante feriado nacional que celebra a chegada à vida adulta de todos os jovens japoneses.

Dia da Maioridade

O Dia da Maioridade é um rito de passagem na vida de cada jovem no Japão. Pois esse é o dia que eles comemoram a chegada à fase adulta.

Todos os jovens que fizeram 20 anos, comemoram no Seijin no hi. Vinte anos é a idade considerada como um marco para a idade adulta. É também a idade legal mínima para votar, beber e fumar.

Feriado nacional

No dia do Seijin no hi acontecem celebrações em todas as cidades do país, com a maioria dos jovens de 20 anos vestidos de maneira formal. Portanto, o Seijin no hi é um feriado nacional.

O Dia da Maioridade é um feriado no qual os residentes de cada cidade do Japão, que completaram 20 anos no ano anterior (entre o dia 02 de abril do ano anterior e 01 de abril do presente ano), são convidados por sua prefeitura local para uma cerimônia de congratulações. O Seijin no hi é um dia auspicioso que também solicita uma visita do jovem ao santuário local.

Trajes especiais

As mulheres vestem-se com o furisode, um tipo de quimono com mangas compridas. O furisode é um traje usado somente por mulheres solteiras adultas e representa a mesma coisa que os vestidos de debutante usados no ocidente.

É comum um furisode custar cerca de 1 milhão de ienes (cerca de US$ 10.000).

Os homens às vezes usam um quimono masculino conhecido como hakama. Porém é mais frequente vestirem-se com ternos ocidentais.

Festas do Dia da Maioridade

Após a cerimônia, geralmente as famílias fazem uma pequena festa. Mas o foco do dia são as fotos para registrar cada momento do evento com os amigos e suas caras vestimentas.

Depois dos eventos familiares, os amigos se encontram em um izakaya para comemorar a idade legal e poder beber. Mas primeiro, os jovens trocam de trajes e vestem-se normalmente.

Izakaya são pubs japoneses. Eles variam muito em estilo, preço, menu e atmosfera. Aproximadamente, 1 de cada 5 restaurantes no Japão pode ser considerado um izakaya.

Participação em queda

A porcentagem de jovens que escolhem aderir às cerimônias do Dia da Maioridade tem diminuído nos últimos 20 anos. Existem várias explicações da mídia para esse fato, e o custo para alugar ou comprar um quimono é certamente um dos principais fatores.

Outras explicações dos japoneses indicam que as novas gerações não têm pressa para se tornarem adultos.

Já aconteceram casos de jovens que interromperam as cerimônias em protesto, que resultou em uma frequente presença policial durante as cerimônias do Dia da Maioridade, mas nada que apagasse o brilho e o encanto dessa data entre os participantes.

É uma cerimônia bastante bastante glamourosa, concorda?

Comentários

Copy link