A palavra yukata significa, literalmente, traje de banho, porém essa vestimenta também é uma tradicional roupa de verão do Japão, que confere às mulheres japonesas uma particular elegância.
Conheça algumas características deste típico traje de verão japonês e suas coloridas versões para as ruas de Tóquio.
O que é yukata
Yukata é um tipo do tradicional quimono, no entanto, mais casual e frequentemente usado após o banho em hotéis típicos do Japão, os ryokans, ou em onsens.
O yukata é muito popular entre as mulheres jovens, usados em eventos especiais de verão, como no Bon Odori, queima de fogos ou festivais de dança.
Nos últimos anos têm surgido novas versões do yukata, com muito colorido e padronagens modernas, e muitas mulheres gostam de coordenar o yukata com o obi (faixa) e o geta (tamancos de madeira), etc.
Roupa de banho dos nobres
O yukata é, geralmente, feito de tecido leve de algodão e vem de uma tradição de mais de 1.000 anos, quando as pessoas nobres usavam esta vestimenta para tomar banho.
O costume de usar o yukata se espalhou entre as pessoas comuns entre os séculos XVII a IX, e foram transmitidos até a hoje.
Há também yukata para os homens, mas atualmente, são, principalmente, as mulheres que optam por usá-lo.
O yukata feminino tradicional, geralmente tem estampa de padronagem floral com um fundo branco ou azul índigo.
O branco é mais usado dentro de casa e durante o dia, já o índigo é mais utilizado à noite, pois o cheiro de índigo também serve como repelente de insetos.
Elegância nos movimentos
Mas, além do conforto, o yukata é visto no Japão como uma peça de vestuário que traz o encanto de uma mulher na medida exata.
Assim como o quimono, o yukata é bem solto na parte superior e na parte inferior. Usando o yukata é necessário levantar-se em linha reta, caminhar em passos pequenos e abster-se de fazer grandes gestos. Portanto, vestir o yukata leva a pessoa a se comportar de uma forma mais refinada.
Novas estampas
Além das estampas tradicionais, novos tipos de yukata com desenhos coloridos têm aparecido nos últimos anos.
Hoje em dia existem diferentes padronagens de cores contrastantes para yukata, que são principalmente em preto ou vermelho, e usa, além do negrito, cores como azul ou rosa.
Muitas vezes também, a padronagem aparece em motivos tradicionais de flores ou gramíneas com negrito, ou vívidas misturas de cores que enfatizam o contraste entre a sombra do tecido e cor do padrão.
E os novos desenhos geométricos também são cada vez mais utilizados como padronagem.
Detalhes femininos
Um dos prazeres de vestir o yukata é escolher o obi (faixa) para usar com ele. Se yukata é em uma cor fria, pode-se escolher um obi de cor quente para fazê-lo sobressair, ou um obi na mesma família de cores para ficar mais chique.
As mulheres jovens também gostam de experimentar variações com o obi. Junto com o tradicional obi, usam outro obi de material leve, transparente e arrumam os dois como flores ou asas nas costas.
A beleza do yukata é que pode-se usá-lo de várias maneiras e personalizá-lo com novas idéias.
Pode-se usar um obidome (um ornamento usado na frente do obi ), que se parece com um broche ocidental, ou arrumar os cabelos com grandes flores ou com o kanzashi (enfeite de cabelo), compondo um arranjo final.
Lindos! O que você acha?