A Estação da Sakura começou oficialmente em Tóquio com as primeiras cerejeiras florescendo

A Agência Meteorológica do Japão havia previsto a Sakura de Tóquio um dia mais cedo do que está ocorrendo.

Depois de um fim de semana ensolarado e agradavelmente quente na região de Tóquio, nuvens de chuva se deslocaram para o leste do Japão na noite de segunda-feira.

Mas, apesar das condições atmosféricas úmidas e nebulosas, os habitantes de Tóquio acordaram na terça-feira, dia 21 de março, com o sinal mais preciso da primavera no Japão: as cerejeiras que começaram a florescer em Tóquio.

Quem fez o anúncio oficial foi o Escritório da Sede Regional de Tóquio da Agência Meteorológica do Japão.

Todos os anos, a organização mantém os olhos atentos sobre um conjunto de árvores representativas de yoshino sakura, que crescem nos terrenos do Santuário Yasukuni, no centro de Tóquio.

Quando as flores são observadas florescendo em seis ou mais árvores, a agência considera o início da Estação da Sakura, e esse critério foi encontrado nesta manhã de 21 de março.

Diferentes previsões

O feliz evento ocorreu um dia antes da data de 22 de março, prevista pela Corporação Meteorológica do Japão (entidade separada da Agência Meteorológica do Japão) e cinco dias mais cedo do que a data média de floração de cerejeira de Tóquio, normalmente em 26 de março, calculada a partir dos dados coletados entre 1981 e 2010.

O 21 de março também foi a data de início da Sakura de Tóquio em 2016, caindo entre a marca precoce da década, 16 de março de 2013 e a literalmente mais tardia, em 31 de março de 2012.

Mas não precisa se afobar e sair correndo para observar a Sakura. As flores de cerejeira de Tóquio estão apenas começando a abrir, e estará perto de florescer completamente em pelo menos mais uma semana ou mais.

No entanto, para quem está planejando reunir um grupo para o Hanami (visualização da flor de cerejeira), provavelmente, agora é um bom momento para começar a fazer alguns contatos telefônicos.

Fontes: Agência Meteorológica do Japão Tenki.jp / IT Media / RocketNews24
Imagem em destaque: Pakutaso

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link