Dekotora: caminhões incrivelmente decorados, reluzentes e coloridos

Pelo mundo todo, é possível encontrar diversos modelos de veículos modificados. Mas, sem dúvidas, uma das variantes mais espetaculares e extravagantes é a versão japonesa dos caminhões decorados: o Dekotora (uma abreviação da expressão “caminhões decorados” em inglês).

(Crédito: Amazonaws)

Luzes piscantes, lâmpadas de néon, cores vibrantes, pinturas extravagantes, imagens chamativas, peças de aço inoxidável ou dourado e grande quantidade de acessórios. Tudo isso faz parte da decoração do Dekotora.

(Crédito: Reprodução/YouTube)

Durante o dia eles podem até se destacar menos, mas à noite, eles ganham vida e jamais passam despercebidos.

O Dekotora surgiu na década de 1970 e popularizou-se através da série japonesa Torakku Yaro, exibida em 1975. Nela, o protagonista viajava pelo Japão com o seu caminhão todo decorado. O programa fez sucesso e influenciou muitas pessoas a adquirirem seus próprios caminhões.

Com o passar dos anos, o número de proprietários de caminhões decorados diminui, mas ainda é possível encontrar alguns adeptos bastante fiéis pelas estradas, em reuniões nos postos de gasolina ou em encontros regionais.

(Crédito: Reprodução/YouTube)

O que também mudou com o decorrer do tempo, foram os elementos decorativos desses caminhões que evoluíram e se tornaram ainda mais vibrantes e extravagantes.

Ao longo dos anos, vários estilos de decoração foram criados pelos usuários. Os mais conhecidos são Kansai, Kanto e Retrô. Além desses, o estilo criado nos anos 1990, chamado Gundam, em referência aos robôs de mangás e animes (Gundam, Robotech e Mazinger Z), ainda continua a inspirar novos modelos.

Os caminhoneiros adeptos dos Dekotora, não economizam dinheiro para personalizar e decorar os seus veículos. Entenda mais sobre esse universo assistindo o vídeo abaixo:

 

O vídeo “Inside Japan’s Tricked-Out DIY Truck Culture“, publicado pelo Great Big Story, apresenta alguns entusiastas do Dekotora. Um dos aspectos mais impressionantes é o volume de dinheiro gasto na transformação dos caminhões em verdadeiros espetáculos visuais.

O motorista Yoshikazu Yamada conta que o seu caminhão lhe custou o equivalente ao valor de uma casa. E Masaya Kikuchi afirma que já gastou em torno de 10 milhões de yen na modificação de seu caminhão.

Yoshikazu Yamada (Crédito: Reprodução/YouTube)

Sim, são valores bastante expressivos. Mas, para aqueles que dedicam seu tempo, investem dinheiro e depositam seus sonhos, vale a pena cada yen gasto.

(Crédito: Reprodução/YouTube)

Excêntrico, exagerado, insano, bizarro? Pode até ser. Mas, não há como negar que o Dekotora é impressionante!

Fonte: Rocket News

 

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link