Pelo mundo todo, é possível encontrar diversos modelos de veículos modificados. Mas, sem dúvidas, uma das variantes mais espetaculares e extravagantes é a versão japonesa dos caminhões decorados: o Dekotora (uma abreviação da expressão “caminhões decorados” em inglês).
Luzes piscantes, lâmpadas de néon, cores vibrantes, pinturas extravagantes, imagens chamativas, peças de aço inoxidável ou dourado e grande quantidade de acessórios. Tudo isso faz parte da decoração do Dekotora.
Durante o dia eles podem até se destacar menos, mas à noite, eles ganham vida e jamais passam despercebidos.
O Dekotora surgiu na década de 1970 e popularizou-se através da série japonesa Torakku Yaro, exibida em 1975. Nela, o protagonista viajava pelo Japão com o seu caminhão todo decorado. O programa fez sucesso e influenciou muitas pessoas a adquirirem seus próprios caminhões.
Com o passar dos anos, o número de proprietários de caminhões decorados diminui, mas ainda é possível encontrar alguns adeptos bastante fiéis pelas estradas, em reuniões nos postos de gasolina ou em encontros regionais.
O que também mudou com o decorrer do tempo, foram os elementos decorativos desses caminhões que evoluíram e se tornaram ainda mais vibrantes e extravagantes.
Ao longo dos anos, vários estilos de decoração foram criados pelos usuários. Os mais conhecidos são Kansai, Kanto e Retrô. Além desses, o estilo criado nos anos 1990, chamado Gundam, em referência aos robôs de mangás e animes (Gundam, Robotech e Mazinger Z), ainda continua a inspirar novos modelos.
Os caminhoneiros adeptos dos Dekotora, não economizam dinheiro para personalizar e decorar os seus veículos. Entenda mais sobre esse universo assistindo o vídeo abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=z7YETRPILaQ?rel=0]
O vídeo “Inside Japan’s Tricked-Out DIY Truck Culture“, publicado pelo Great Big Story, apresenta alguns entusiastas do Dekotora. Um dos aspectos mais impressionantes é o volume de dinheiro gasto na transformação dos caminhões em verdadeiros espetáculos visuais.
O motorista Yoshikazu Yamada conta que o seu caminhão lhe custou o equivalente ao valor de uma casa. E Masaya Kikuchi afirma que já gastou em torno de 10 milhões de yen na modificação de seu caminhão.
Sim, são valores bastante expressivos. Mas, para aqueles que dedicam seu tempo, investem dinheiro e depositam seus sonhos, vale a pena cada yen gasto.
Excêntrico, exagerado, insano, bizarro? Pode até ser. Mas, não há como negar que o Dekotora é impressionante!
Fonte: Rocket News