Encontro entre ocidente e oriente: lindas cartas de tarô ilustradas com gravuras ukiyo-e fazem sucesso entre os japoneses

Embora a história das cartas de tarot (ou tarô) remonte ao século XV, as populares ferramentas de adivinhação não eram conhecidas no Japão até depois da Segunda Guerra Mundial.

Mas, apesar de sua chegada tardia à imaginação popular do país, as tradicionais cartas dos Arcanos Maiores e Menores já nos parecem um pouco frias e distantes depois que receberam a reforma japonesa.

Recentemente, pela internet japonesa tem circulado muitas imagens e comentários de um conjunto de cartas de Tarot Ukiyo-e, que substituiu as antigas figuras das cartas medievais e renascentistas do ocidente por ilustrações que empregam as mais famosas gravuras do Japão.

https://twitter.com/Spicer_E/status/710474858291826688

O ukiyo-e são gravuras japonesas feitas em madeira, que atingiram o auge de sua popularidade durante os últimos dias do Xogunato, já no início do século XIX.

No lugar dos tradicionais elementos do tarot, como espadas, pentagramas, cálices e outros, o conjunto do ukiyo-e ostentam imagens de katana (espada japonesa), shakujo (pequeno monge budista), dosen (moedas japonesas), e sakazuki (copos) entre outros elementos orientais.

Mas enquanto o conjunto de Tarot Ukiyo-e causa barulho no Japão, eles são realmente produzidos por uma empresa americana: a Connecticut-based US Games Systems.

Porém, sua estética tem encantado e ganhado fãs no Japão, que apreciam qualquer novidade que inclua o movimento artístico mais reconhecido do país.

O Eremita, parece um bom rapaz de meia-idade ♥

O Tarot Ukiyo-e está disponível na loja online japonesa, Rakuten, ao preço de ¥2.862 (US $ 25), e também pode ser encomendado diretamente da Connecticut-based US Games Systems, por US$ 21,95 mais o frete.

Só pelas lindas ilustrações já vale a pena ter o conjunto de cartas, não é mesmo?

Fonte: Japaaan / RocketNews24
Imagens: Twitter
Imagem em destaque: Connecticut-based US Games Systems

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link