O Japão é conhecido por ser muito educado e existem diversas regrinhas para usar, seja ao chamar alguém, tirar fotos ou até mesmo ir ao banheiro.
O que pode ser estranho no Brasil, no Japão são regras essenciais de uma boa educação. A seguir, uma pequena lista com pequenos compilados e algumas regras curiosas.
Comendo direto da panela ou dos pratos servidos na mesa
É muito comum no Brasil beliscar alguns alimentos, no Japão é falta de educação. Antes de comer qualquer alimento é preciso colocá-lo em seu prato antes.
Servir sua própria bebida nas confraternizações ou jantares
Se você foi convidado para jantar ou confraternizar, pode parecer rude servir seu próprio copo. Alguém deve servi-lo e para retribuir, fazer o mesmo com alguém.
Atenção nos chinelos de banheiro e de jardim
No Japão é muito comum ter chinelos específicos para ir ao banheiro, usá-los em outros ambientes pode ser embaraçoso. O mesmo acontece em casas com áreas verdes, existem chinelos específicos para usar no jardim.
Separe o lixo
Desde pequenos os japoneses aprendem a separar, lavar e descartar o lixo de maneira correta. Por isso, preste atenção nas placas e descarte seu lixo corretamente.
Não brinque com seus hashis
Eles servem para comer e nada mais, brincar ou até mesmo usá-los para apontar são considerados maneiras rudes.
Não aponte com o dedo
Apontar o dedo é considerado um gesto de provocação ou intimidação. Para indicar caminhos, use a mão inteira e os dedos juntos.
Entrar na banheira sem tomar uma ducha
No Japão, é muito comum passar alguns minutos em um ofuro, antes de entrar deve-se tomar um banho, entrar sujo é falta de educação.
Usar o oshibori para limpar o rosto
Alguns restaurantes japoneses oferecem uma pequena toalha, conhecida como oshibori e ela pode ser oferecida quente ou fria, dependendo da estação. Elas são usadas para limpar as mãos antes das refeições. O oshibori não deve ser usado para limpar o rosto ou ser usado como guardanapo nas refeições.
Andar e comer
A prática é considerada desleixo.
Assoar o nariz em público
É indicado ir ao banheiro para assoar o nariz.
Abrir e fechar a porta do taxi
Muitos taxis possuem portas automáticas, o motorista abre e fecha a porta e pode parecer falta de educação tomar a ação antes do taxista.
Andar e fumar
Andar e fumar é considerado perigoso e ilegal em algumas áreas.
Maneira correta de mergulhar o sushi no shoyu
Muita gente possui o costume de molhar a parte de baixo do sushi no shoyu, no Japão pode parecer nojento, pois o arroz pode soltar no shoyu. O correto é mergulhar levemente a parte do peixe.
Dar gorjetas
Dar gorjetas pode parecer desrespeitoso, e insistir, mais.
Guarda-chuva molhado na sacola
Andar com o guarda-chuva fechado e molhado pode parecer falta de educação, muitos estabelecimentos oferecem saquinhos específicos para armazenar o item.
Lamber o hashi
Não se deve lamber o hashi, tentar limpá-lo com a língua pode parecer rude.
Não cruze o hashi
Cruzar o hashi em seu prato pode remeter a um funeral.
Peça autorização para tirar fotos
É um ato muito simples no Brasil, mas em certos lugares do Japão é preciso pedir autorização para tirar fotos.
Para chamar alguém
No Japão, o sobrenome deve vir a frente do primeiro nome. Uma pessoa que chama-se Ichiro Suzuki, será chamada Suzuki Ichiro. É muito comum chamar alguém pelo sobrenome, com exceção para família e amigos, e nesse caso, algumas adições de “títulos” podem ser acrescentados e são:
San
O San pode ser adicionado ao nome de familiares e conhecidos, pode ser usado na maioria das situações, mas deve ser evitado para ocasiões formais.
Sama
É a forma mais educada em chamar alguém, pode ser usada em cartas ou situações formais.
Kun
Informal e usada em sua maioria nas pessoas do sexo masculino.
Chan
Usada para chamar em sua maioria crianças, pessoas jovens ou familiares e amigos muito próximos.