Nas jidouhanbaikis é possível encontrar de tudo!

Vocês já ouviram falar das jidouhanbaikis? Aliás, já falamos delas por aqui e alguns de seus produtos muito curiosos, não deixe de conferir.

Elas são muito comuns no Japão e é possível encontrá-las em quase todos os lugares. Existem até restaurantes exclusivos com essas máquinas, um tipo de self-service atual. Nestes locais a pessoa escolhe um alimento na máquina, come nas mesas disponíveis, separa o lixo para descarte e deixa a mesa limpa, é muito comum não haver funcionários no local.

As jindouhanbaikis ficaram populares e existe até máquina para trocar notas de dinheiro por moedas para facilitar seu uso, apesar de muitas aceitarem cartões. Lá vende-se de tudo através das jidouhanbaikis, desde mangas, pães, frutas, doces, ramen, cigarros, jogos de video-game, enfim, é uma variedade.

Leia também:

Popularização das máquinas de venda no Japão

Elas começaram a aparecer lá pelo ano de 1950, e naquela época elas eram quase exclusivas para a venda de bebidas. Ao longo do tempo, as máquinas começaram a ofertar de tudo, especialmente nas áreas rurais. Hoje, existem mais de 5,52 milhões delas espalhadas pelo país, aliás, mais do que restaurantes! É uma máquina para cada 23 habitantes, segundo a associação de máquinas venda no Japão.

O que eu encontro nas jindouhanbaikis?

Pão em lata

Créditos: reprodução

A versão em lata do pão se tornou muito popular e sua embalagem carrega personagens de animes estampadas, tornando o item muito popular entre os otakus.

Ramen em lata

Créditos: reprodução

Aliás, muitos alimentos são oferecidos em lata por causa da popularização das máquinas, e o ramen não poderia ficar de fora, não é mesmo?!

Cogumelos e ervas não ilegais

Até 2002 os cogumelos alucinógenos não eram ilegais no Japão, era possível encontrá-los nas máquinas. Nos dias de hoje, é possível encontrar ervas com substância legais em Akihabara e são conhecidos como dappou herb por cerca de 1,000 ienes.

Ovos

Créditos: reprodução

Perfeito para emergências!

Máscaras cirúrgicas

Elas são extremamente úteis no Japão, muita gente costuma usar as máscaras quando está resfriado ou gripado. As máscaras são itens essenciais para os japoneses e não é surpresa encontrá-las disponíveis nas máquinas.

Animais de estimação

Parece estranho, mas existem vitrines em que animais de estimação podem ser comprados através das máquinas.

Máquinas de selfie (jidori)

Se o smartphone falhar, existe a opção de encontrar máquinas que tiram fotos e até fazem o upload através de um aplicativo.

Arranjos de flores

Créditos: reprodução

Se estiver atrasado para um encontro e quiser impressionar, flores estão disponíveis também.

Guarda-chuvas

Para aquele dia chuvoso, encontrar uma máquina dessas é muito útil.

Roupa íntima

Créditos: reprodução

Essas máquinas com roupa íntima são mais fáceis de encontrar perto de casas de banho ou hoteis, mas existem poucas e parece que a ideia não fez muito sucesso.

Gravatas

Nós já dissemos que existe de tudo para comprar nas máquinas?

Camisetas

Créditos: reprodução

Não é preciso ir a lojas para ter uma camiseta nova, é só ir até a máquina e escolher seu tamanho.

Arroz

Créditos: reprodução

O arroz é base das refeições japonesas e porque não encontrar em máquinas?

Comida para cachorro

Créditos: reprodução

Levou seu pet para passear e ele ficou com fome?

Estes foram apenas alguns exemplos, ainda é possível encontrar produtos de limpeza, pilhas, carrinhos de brinquedo, amuletos budistas, envelopes, isca para pesca, sutiens, chicletes, saquê, entre outros, afinal, são mais de 5 milhões de máquinas. O que vocês acharam?

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link