13 coisas para fazer durante a Golden Week

Como vimos em um post anterior, a Golden Week (ゴールデンウィーク) é uma série de feriados quase consecutivos que ocorre entre o final de abril e início de maio. Junto com o Oshougatsu (Ano Novo – janeiro) e o Obon (Finados – agosto), ela é um dos feriados prolongados mais aguardados pelos japoneses.

(Crédito: Japan Today)

A maioria das pessoas não trabalham nesses dias e muitas escolas e empresas concedem ponte entre esses feriados, resultando em uma semana inteira de umas boas e merecidas férias! É nesta ocasião que os japoneses aproveitam para descansar, viajar ou visitar familiares que moram mais longe.

Para aqueles que optam por realizar viagens nessa época, é recomendável planejar-se com antecedência. Uma vez que muitas pessoas estão viajando ao mesmo tempo, os lugares ficam bastante lotados e os preços sobem.

Aeroportos e estações de trem ficam abarrotados. Reservas acabam rapidamente. Tráfego nas rodovias é intenso. Parques e pontos turísticos ficam cheios. Os preços das passagens de avião e dos hotéis encarecem.

Harajuku durante a Golden Week. (Crédito: tokyo-fashion)

Locais como cinemas, restaurantes, shoppings e cafés também ficam incrivelmente lotados. Mas, não deixe que esses fatores façam com que você não aproveite seus dias de folga. Com um bom planejamento e um pouco de paciência, você certamente irá tirar um bom proveito das suas mini férias.

Se você ainda não programou sua semana, dê uma olhada nas opções e dicas a seguir!

1 – Viagens internacionais

Aeroporto Internacional de Narita (Crédito: ptanime)

Durante a Golden Week os preços das viagens aumentam de duas a dez vezes em comparação com o valor praticado durante a baixa temporada. Os destinos populares de curta distância como Guam, Saipan e Havaí são os mais afetados pelo aumento de preços. Já, os destinos mais longos como a América do Sul não são tão afetados.

2 – Viagem doméstica

(Crédito: Japan Talk)

Hotéis e ryokan têm um aumento de preço de três a cinco vezes em relação ao período de baixa temporada. Durante essa época de feriados, há engarramentos enormes. Além disso trens e metrôs circulam lotados.

3 – Ficar em casa

Muitos moradores evitam os engarramentos e os preços elevados permanecendo na cidade. Durante a Golden Week, parque, shoppings, restaurantes, cafés e templos costumam estar mais lotados do que o habitual. Já, aqueles que querem evitar as multidões completamente, este é um bom momento para tirar o atraso da sua série favorita ou ler um bom livro.

4 – Veja um filme

(Crédito: Japan Talk)

A expressão “Golden Week” foi criado por um executivo da indústria cinematográfica japonesa. Isto porque esta é a época mais movimentada do ano para os cinemas japoneses. Por isso, estúdios de cinema costumam lançar grandes filmes durante essa semana para coincidir com o feriado.

5 – Faça uma aula

Sua fluência na língua japonesa está deixando a desejar? Sempre quis aprender uma arte marcial japonesa? Saiba que a maioria das escolas privadas estão abertas na Golden Week.

6 – Eventos durante a Golden Week

Hakata Dontaku Festival (Crédito: matcha/timesup)

Uma vez que a Golden Week começa, há vários eventos acontecendo durante este feriado por todo o Japão.

Em Tokyo, há o Spring Grand Festival no Santuário Meiji. Outros exemplos de eventos que atraem bastante pessoas nesta época são o Festival de Flores do Castelo de Hirosaki, o Festival de Flores de Hiroshima e o Hakata Dontaku Festival na província de Fukuoka.

7 – Onsen

Grande parte dos viajantes dirigem-se à destinos famosos pelos seus onsenRyokan e hotéis com águas termais são as primeiras acomodações reservadas. Considere uma viagem de um dia para cidades como Hakone ou Atami.

8 – Templos e Santuários

Senso-ji Temple (Crédito: sharontravelogue)

Templos e santuários famosos ficam lotados durante a Golden Week. Com 85.994 templos no Japão, há inúmeros locais menos explorados que são tão incríveis quanto aqueles já consagrados.

9 – Acampamento em Hakone

A maioria dos quartos de hotéis está reservado? Não há problema. Tente o Lake Ashi Camping Village em Hakone. Aproveite para apreciar um bom churrasco, dormir em uma barraca e desfrutar de uma visão exuberante da área de Hakone e do Lago Ashi. Se você está procurando um lugar tranquilo para relaxar a sua mente e o seu corpo, esta pode ser uma boa opção. O endereço é: 164 Motohakone, Hakone-machi, Ashigarashimo, Kanagawa.

10 – Visite a família

Embora a visita aos familiares seja tradicionalmente reservado para o feriado do Obon, essa é uma boa oportunidade para encontrar os parentes e realizar passeios em família.

11 – Dias da Família

Ueno Zoo (Crédito: Japan Talk)

Existem atrações que oferecem entradas gratuitas durante a Golden Week (ou para um dia durante a semana de feriado). Esses eventos são geralmente chamados de “dias da família“. Um exemplo é o Ueno Zoo em Tokyo que possui um dia livre. Como o nome sugere, essas datas são populares entre as famílias com crianças.

12 – Festival Infantil

Sagami River (Crédito metropolisjapan/ Jeff W. Richards)

A maioria dos feriados da Semana de Ouro não é celebrada pelas pessoas. A exceção é o Kodomo no Hi (Dia das Crianças). Portanto, as pessoas que possuem filhos pequenos, normalmente comemoram essa data.

13 – Siga as multidões

(Crédito: Japan Talk)

A maioria dos moradores que optam por ficar na cidade geralmente fazem uma das três atividades: visitar atrações (por exemplo, parques temáticos), jantar com amigos ou ir às compras. Se você não se importa com multidões e filas, junte-se a eles. As lojas de departamentos costumam realizar eventos especiais para atrair as pessoas.

 

Você que está no Japão, já planejou seu Golden Week?

Fonte: Japan Talk e savvytokyo

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link