Companhia japonesa de trens usa cartazes com arte ukiyo-e ensinando boas maneiras

Uma das muitas coisas apreciáveis no Japão é a forma como a arte tradicional se mistura à vida pública cotidiana, quer se trate de trens customizados, réplicas de comida de plástico ou Hello Kitty enfeitando canteiros de obras.

Em todos os lugares para onde se olha há imagens atraentes que inadvertidamente chamam a atenção.

Um dos locais que é particularmente conhecido por seus cartazes artísticos e banners é o sistema ferroviário japonês, que regularmente exibe cartazes de “boas maneiras”, pedindo aos passageiros que se abstenham de coisas como comer ou correr.

Mas agora há um novo tipo de cartaz na rede ferroviária que tem chamado a atenção de todos.

Inspirado pelas estampas tradicionais do ukiyo-e, a nova série da “Seibu Railways” (companhia ferroviária) é chamado de “Denshanai Meiwaku-zue” (電 車内 迷惑 図 絵), um título com as convenções da nomenclatura tradicional do ukiyo-e, que pode ser traduzido como “Imagens de Incômodos dentro do trem”.

▼ O primeiro cartaz da coleção é ” Por favor, deixe os outros sentarem-se confortavelmente”.

A segunda gravura da série é “Por favor, abaixe o seu volume” e apresenta grupos de animais tagarelas, lembrando o estilo de desenhos de Kawanabe Kyōsai (1831-1889), um aclamado caricaturista conhecido por suas imagens de demônios e animais.

A terceira parte da série é ” Por favor, não se apresse nos trens”, que teve sua inspiração em uma pintura conhecida de ukiyo-e datada de 1794 e chamada “Otani Oniji III, no papel do empregado Edobei”, que foi pintado por Tōshūsai Sharaku.

O cavalheiro com as mãos estendidas e expressão dramática da obra original foi inserido entre um par de portas de trem, fazendo dele um exemplo do que não é para fazer quando se embarca em um trem.

▼ Os novos cartazes com um “toque ukiyo-e” podem ser encontrados externamente ou dentro dos vagões de trem.

▼ E também, estão nas estações ferroviárias do Grupo Seibu.

A Seibu Railways tem lançado novos cartazes com regularidade e gerado expectativas entre os usuários dos trens, que ainda aguardam os cartazes que avisem sobre o uso adequado das mochilas e smartphones!

Criativos!

Fonte: Artist Database e RocketNews24

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link