13 coisas que você pode não saber sobre o Japão

Conheça 13 coisas que você pode não saber sobre o Japão, mesmo que algumas não sejam tão positivas como costumamos ver neste país.

1. População homogênea

populacao japao

O Japão é provavelmente a nação mais homogênea do mundo. Cerca de 99% das pessoas são etnicamente japonesas, quase todos os restantes são coreanos nascidos no Japão.

Quase 100% das pessoas falam japonês, com uma taxa de alfabetização acima de 99%. Todos no país têm acesso às estações pseudo-governamentais de televisão e rádio do país, conhecidas como NHK.

Exceto em algumas escolas particulares, todas as escolas no Japão ensinam o mesmo currículo comum.

 

2. Muitas montanhas

monte fuji

Uma razão pelo qual o Japão é tão lotado é que 70% da nação possui terreno montanhoso.

A maioria das pessoas estão amontoadas em planícies costeiras limitadas, principalmente ao longo da costa do Pacífico.

Em geral, apenas cerca de 11% da terra é plana o suficiente para construir ou cultivar alimentos. O trecho que corre milhas e milhas de Yokohama, através de Kawasaki, e depois de Tóquio, é essencialmente ocupado e foi apelidado de mega-cidade do primeiro mundo.

 

3. Kyoto intacta

Kyoto, a capital cultural do país, é a única grande cidade que não foi destruída por bombas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Tem tantos templos e santuários que, se fosse visitado um por dia, levaria mais de quatro anos para ver todos.

 

4. Mais idosos que crianças

idosos japao

O Japão tem muitos idosos e não tem crianças o suficiente. A idade média da população do Japão está perto da idade da aposentadoria e muitas farmácias agora vendem mais fraldas para adultos do que para crianças.

Hoje, este país tem mais de 50 mil pessoas com 100 anos ou mais; Quando o governo começou a contar em 1963 havia apenas 153 pessoas acima de 100.

 

5. Mais animais que crianças

cachorro japao

O Japão tem, até mesmo, mais animais de estimação do que crianças. Poucas mulheres nos dias de hoje estão interessadas em criar uma família, já que a maioria é forçada a deixar seus empregos durante a gravidez.

Além disso, os apartamentos são pequenos e faltam pessoas para os serviços domésticos. As mães solteiras são evitadas e muitas mulheres japonesas relutam em ficarem presas em casamentos tradicionais, que ainda predominam no Japão.

 

6. Abaixo do peso

Muitas jovens japonesas são obcecadas com seu peso, levando ao Japão com a maior taxa de anorexia do mundo. Algumas não querem engravidar, por causa do ganho de peso.

 

 

7. Loucos por mangá

O Japão é louco por mangá. Alguns analistas estimam que os japoneses usam mais papel para quadrinhos do que para o papel higiênico.

 

8. Limpeza nas escolas

escola limpeza japao

A maioria das escolas japonesas não têm zeladores. Os alunos são obrigados a limpar suas escolas, incluindo esfregar os pisos e banheiros.

A prática é pensada para tornar os alunos mais responsáveis e humildes.

 

 

9. País das Jidouhanbaiki

jidouhanbaiki

No Japão existem máquinas de venda automática que vendem cerveja e uísque, além dos refrigerantes usuais.

Na verdade, o Japão tem mais máquinas de venda automática, para seu tamanho, do que qualquer outro país na Terra. Atualmente existe mais de de 7 milhões de máquinas em todo o país.

 

10. Superstição

numero quatro

O número 4, que quando pronunciado soa como a palavra para a morte (shi) também é considerado portador de má sorte. O número 9 é outro que é evitado por muitos japoneses.

Você já conhecia todas essas coisas?

kinkakuji
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link