Os 5 calçados japoneses mais tradicionais e famosos do Japão

Seja em filmes, mangás ou, até mesmo, nas ruas, você provavelmente já deve ter visto alguns dos mais clássicos e famosos calçados japoneses. Tradicionais e únicos, a maioria são variações de sandálias de tira. Apesar de parecem exóticos e desconfortáveis, eles são mais práticos do que aparentam ser.

Saiba que as sandálias são o tipo de calçado ideal no Japão. Isto porque, visto que as casas japonesas exigem a retirada dos calçados para a entrada nos aposentos, elas permitem que as pessoas tirem e coloquem o sapato rapidamente. Além disso, elas são bastante convenientes quando se está vestindo um kimono, já que é surpreendente difícil amarrar calçados enquanto se está usando várias camadas de roupões de seda bem presos.

Confira abaixo uma seleção com os 5 calçados japoneses mais tradicionais e famosos do Japão:

1 – Geta (下駄)

Geta
(Crédito: otakulife1)

É um calçado de madeira elevado semelhante a um tamanco. Ele possui uma base de madeira chamada “dai” (台), uma tira de pano que vai entre os dedos denominada “hanao” (鼻 緒) e uma ou duas peças (dentes) de madeira na parte inferior conhecida como “ha” (歯). O objetivo deste sapato é evitar que o pé entre em contato com o solo e impedir que o kimono se arraste no chão.

Existem modelos realmente bastante altos e com um dente apenas. É até difícil imaginar como é possível andar em um calçado deste. Mas, para alguns japoneses, isso parece extremamente fácil. Veja como se usa e anda com ele:

 

2 – Okobo (おこぼ)

Okobo
(Crédito: wikimedia)

Okobo, também referido como pokkuri, bokkuri ou geta koppori, é um tipo de geta utilizado por gueixas e, principalmente, por maiko (aprendizes de gueixa) durante a sua aprendizagem. Ao invés de dentes, este calçado possui uma plataforma, feita a partir de um bloco de madeira de salgueiro, bastante alta.

okobo maiko
(Crédito: Japan Talk)

3 – Zori (草履)

Zori
(Crédito: jpninfo)

Zori são sandálias simples que podem ser feitas de palha, madeira, couro e outros materiais. Este tipo de calçado é amplamente associado à chinelos de dedos comumente utilizados em países ocidentais. Entretanto, dependendo do material e do modelo, existem zori adequados para ocasiões formais como casamentos.

Zori para celebrações
(Crédito: jpninfo)

4 – Jika Tabi (地下足袋)

Jika Tabi
(Crédito: jpninfo)

Jika Tabi são botas com um dedo do pé separado, semelhante a uma meia. Ele é feito de tecido e possui uma sola de borracha. Este calçado é popular entre carpinteiros, jardineiros e agricultores.

5 – Waraji (草鞋)

(Crédito: jpninfo)

Waraji são sandálias feitas de corda de palha. São semelhantes ao zori, porém, com a diferença de que o waraji é um pouco mais simples e possui tiras que ficam em torno da panturrilha. Durante a era feudal este calçado costumava ser usado por samurais e por soldados de infantaria.

 

Fonte: jpninfo e Japan Talk
Imagem destacada: Japan Talk

geta
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link