5 condimentos picantes japoneses que você deveria experimentar

Você está familiarizado com os diversos condimentos picantes utilizados na culinária japonesa? Confira os 5 mais utilizados:

1- Wasabi (わさび)

wasabi

Este é o mais conhecido pelos apreciadores da comida japonesa. O wasabi é um condimento em pasta feito da planta raiz-forte japonesa. É um ótimo acompanhamento para sushi e sashimi. Mas, comer em grande quantidade pode causar uma ligeira sensação de ardência no nariz.

Ele ainda possui propriedades medicinais. Entre os benefícios estão a prevenção do crescimento bacteriano e até mesmo a retardação da propagação do câncer.

No Japão, o wasabi pode ser comprado fresco ou pode ser encontrado em tubos ou em pó. Estes dois últimos tipos são os mais vendidos nos supermercados.

2- Shichimi togarashi (七味唐辛子)

Shichimi Togarashi
(Crédito: jpninfo)

Se você aprendeu algumas noções básicas de japonês, você pode estar ciente de que “shichi” (七) significa “sete”. Desta forma, shichimi togarashi  é composto por uma mistura de sete tipos diferentes de especiarias.

Uma típica mistura pode conter: pimenta vermelha grosseiramente moída, sansho (pimenta japonesa), cascas de laranja tostadas, sementes de gergelim preto, sementes de gergelim branco, sementes de cânhamo, gengibre moído e nori ou aonori (algas). Às vezes, alguns dos ingredientes podem ser substituídos por casca de yuzu, semente de papoula, colza ou shiso.

Devido ao seu sabor complexo, vai bem não só com soba e udon, mas também com almôndegas e peixe grelhado. Também é frequentemente usado como temperos em lanches à base de arroz, como biscoitos de arroz e bolos de arroz.

3- Ichimi togarashi (一味唐辛子)

Ichimi Togarashi
(Crédito: jpninfo)

Se shichimi togarashi refere-se à sete sabores de pimenta, então seria fácil deduzir que ichimi togarashi significa “um sabor de pimenta”. Ichimi togarashi é feito somente com a pimenta vermelha. Ele possui um sabor ligeiramente adoçado e picante. Ele é comumente adicionado à sopas, udon, soba, ramen, sushi e carnes.

Leia também:

4- Karashi (からし)

karashi
(Crédito: diversivore)

Karashi é a versão japonesa da mostarda. É geralmente adicionado à pratos como hiyashi chuuka (salada de macarrão japonês refrigerado), shuumai (bolinhos de porco), katsu (costeletas de porco fritos) e oden (prato japonês quente). Este é um condimento que deixa uma sensação picante na boca.

Há também um prato de especialidade da província de Kumamoto conhecido como karashi renkon. Nele, as lacunas da raiz de lótus são preenchidas com o karashi.

5- Yuzu Kosho (柚子胡椒)

Yuzu Kosho
(Crédito: jpninfo)

Yuzu kosho é uma pasta japonesa picante feita de yuzu, pimentas e sal. É usado geralmente como um condimento para nabemono, misoshiro e sashimi. Também pode ser adicionado à carnes, macarrão e pratos de vegetais para realçar o sabor com a sua acidez aromática. Devido a sua versatilidade, alguns chefes ocidentais também adicionam-o à saladas e massas.

Yuzu é uma fruta cítrica cultivada no leste da Ásia que se assemelha à uma toranja com uma pele irregular. Dependendo do grau de maturação, a cor do yuzu varia de amarelo para verde.

 

Você, que aprecia a gastronomia japonesa e gosta de uma comida mais apimentada, que tal experimentar esses condimentos picantes em seus pratos? Conte-nos quais destes condimentos você já conhece e quais você está disposto a provar!

Fonte: wasa-bi e jpninfo

Comentários

Copy link