Burikko: 6 comportamentos típicos de meninas ultra kawaii

Você sabe o que é burikko (ぶりっ子)? De maneira simplificada, este é um temo utilizado para descrever pessoas (geralmente mulheres) que agem propositalmente de forma extremamente fofa, inocente e infantilizada. Este é um tipo de personalidade bem conhecido no Japão.

Burikko
(Crédito: matcha)

O termo burikko foi originalmente cunhado pela famosa cantora pop japonesa Seiko Matsuda nos anos 80. Pode-se dizer que ele é um complemento à cultura kawaii (fofo) e também possui relação com o lolicon (ロリコン), um gênero de anime ou mangá hentai que retrata personagens infantis ou adolescentes que carregam consigo um misto de erotismo e fofura.

Burikko abrange uma série de comportamentos característicos. Confira 6 exemplos de atitudes bastante comuns:

1- Falar com voz aguda e estridente

É uma maneira de falar com voz aguda e estridente. Muitas vezes assemelha-se a uma voz infantil.

2- Andar na posição “uchimata

posição uchimata
(Crédito: matcha)

Uchimata” é uma palavra japonesa utilizada para denominar a posição das pernas em que a ponta dos pés ficam apontadas para dentro.

3- Vestir-se de maneira fofa

roupa fofa
Atriz e cantora Tsugunaga Momoko (Crédito: SoraNews24)

Além de ter uma personalidade kawaii, as garotas também se vestem de maneira fofa. Elas abusam de vestidos cheios de babados e inspiram-se nas roupas de bonecas e de crianças.

4- Estar sempre feliz e animada com tudo

feliz
(Crédito: onehallyu)

Elas demonstram estar alegres e animadas quase o tempo todo. Mesmo assuntos que não sejam tão interessantes, são encarados com um certo entusiasmo infantil.

5- Falar de si mesma em terceira pessoa

eu
(Crédito: SoraNews24)

Ao invés de usar o pronome “eu” (watashi), as meninas costumam se referir a elas mesmas em terceira pessoa, falando seu próprio nome.

6- Fazer gestos e expressões faciais fofas

Existem muitos gestos e expressões faciais bastante característicos.

Boca de pato (アヒル口 – ahiruguchi): Este tornou-se um gesto bastante típico. Para fazer esta expressão, basta franzir um pouco os lábios e abrí-los ligeiramente.

boca de pato
(Crédito: matcha)

Rosto de pardal (チュン顔 – chun gao): É bastante parecido com a fisionomia anterior, porém um pouco menos natural. Os olhos ficam mais abertos e os lábios levemente separados.

rosto de pardal
(Crédito: buzzfeed)

Voltar o olhar para cima: As meninas fazem isso quase o tempo todo. Com o olhar inocente e indefeso, elas agem como se precisassem de ajuda e proteção.

olhar para cima
(Crédito: matcha)

Outros gestos bastante praticados são: inflar levemente as bochechas, inclinar a cabeça para um lado, manter as mãos perto do rosto e encostar o dedo indicador na bochecha enquanto está falando.

inclinar cabeça
(Crédito: matcha)
mãos perto do rosto
(Crédito: matcha)

Outra característica comum são as expressões exageras para demonstrar medo ou surpresa. Isso é feito através do olhar combinado com os gestos das mãos.

susto
(Crédito: jpninfo)

Por que algumas meninas se tornam burikko?

Há garotas que adotam este tipo de personalidade apenas para obter popularidade. São meninas que agem de forma burikko apenas na presença de algumas pessoas, geralmente homens.

Mas, há meninas que são burikko em qualquer situação e independente com quem estão. Na maioria das vezes, essas garotas não estão fingindo serem fofas e ingênuas – elas realmente são.

 

Leia também:

Burikko: caso de amor e ódio

Há pessoas que simplesmente não suportam garotas burikko. Há outros, que as acham adoráveis. Aqui estão algumas das suas opiniões:

Pró-burikko:

Burikko são muito femininos e fofos, então eu pessoalmente gosto deles. O tipo de burikko que recebe críticas são geralmente aquelas que são normais na frente das meninas e, de repente, mudam sua atitude assim que algum homem se aproxima. Se elas são burikko na frente de todos, eu não tenho nada contra. ”

Contra-burikko:

“Alguns dizem que burikko está apenas mostrando sua feminilidade, mas ser  burikko é a única maneira de fazer isso? Há muitas mulheres atraentes que não são burikko. Há muitos homens que também não gostam de burikko. Se essas garotas estão apenas fingindo ser assim, elas deviam realmente pensar sobre sua atitude.”

E você, o que acha sobre este assunto?

Fonte: matcha, jpninfo, SoraNews24otakumode
Imagem destacada: matcha

burikko

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link