Cinco palavras japonesas com significados interessantes

Quando aprendemos novas línguas, sempre achamos alguns termos que apenas significam algo naquele dialeto. Algumas palavras japonesas são assim, únicas, assim como a palavra saudade em português, que não possui tradução literal em outras línguas. Confira!

Mottainai

No dicionário a palavra japonesa mottainai é traduzida mais como um sentimento de culpa por ter desperdiçado algo, mas pode ser usada em várias ocasiões e tomar outros significados.

Por exemplo, se alguém colocar comida no prato e não conseguir comer tudo, se recebe ganhos e não é merecido, se alguém lhe pedir um favor e fazê-lo desperdiçará seu tempo, quando você compra algo novo e ele já quebra.

A palavra pode ser utilizada também para terminar uma discussão, quando você acha que já não tem mais nada a argumentar ou acrescentar, como se fosse desperdício continuar a falar.

Gaman

Essa palavra japonesa é forte e pode acrescentar muito na filosofia de vida das pessoas. Significa suportar, de maneira mais literal, para superar obstáculos, ter paciência, ter forças para se reerguer ou recomeçar, nunca desistir!

Gaman foi muito utilizado quando o Japão enfrentou o tsunami, muito japoneses estavam sem moradia, sem o que comer ou beber, mas eles tinham a postura gaman, está ruim, mas vai melhorar, vamos suportar, todos estão na mesma situação. Afinal, reclamar não ajuda, por isso o gaman é importante no Japão.

Quando algo está a beira do insuportável, pode-se falar: gaman dekiro. Algo como: está muito ruim, mas eu tenho resiliência, aguentarei.

Em exemplo mais básico, você já viu pessoas reclamando em transporte público ou em filas de supermercado, como se apenas aquela pessoa sofresse na situação? O gaman pode ser utilizado nessa situação, afinal, ela não será a única pessoa a enfrentar fila ou chegar atrasado no trabalho. Reclamar não adianta, por isso tenha gaman.

Leia também:

Yoshi

Yoshi yoshi, falada assim mesmo, duplamente, significa algo como: tudo bem. As pessoas no Japão, usam muito essa palavra quando vão iniciar alguma atividade, e querem demonstrar entusiasmo, como se tudo fosse feito com dedicação.

Essa palavra japonesa também pode ser usada para elogiar alguma atitude também, expressar euforia, digamos assim.

Ganbatte

Ganbatte significa dê o seu melhor, pode ser usada no trabalho, para estudar ou em qualquer atividade importante. Essa palavra japonesa é muito utilizada nos esportes também, para incentivar e dar motivação.

Yatta

O yatta ficou muito conhecido através da série Heroes, o personagem de Masi Oka falava muito. Significa que conseguiu fazer alguma coisa, atingiu o objetivo, deu certo com muito esforço.

Na série, Masi Oka usava yatta quando completava alguma tarefa importante, quando salvava pessoas, por exemplo. Pode ser usada em diversas situações.

Essas palavras japonesas podem explicar o espírito japonês de várias formas, muita gente tem admiração pela cultura e pela forma como os japoneses enfrentam situações. O que vocês acharam?

palavras japonesas capa - personagem heroes
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link