Como o Dia das Mães é celebrado no Japão

Mundialmente, o Dia das Mães é uma data muito especial. É o dia de valorizar e agradecer as mamães, aquelas que nos cuidaram, protegeram e educaram. E assim como no Brasil e em várias partes do mundo, o Japão também comemora o Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio. A data é chamada de Haha no hi (母の日), que significa Dia das Mães.

mãe japonesa
(Crédito: Divulgação)

História do Dia das Mães no Japão

No Japão, o Dia das Mães foi inicialmente comemorado durante o período Showa como o aniversário da Imperatriz Kojun (mãe do Imperador Akihito), no dia 6 de março. No entanto, a tradição de celebrar o Dia das Mães na cultura japonesa moderna foi introduzida por missionários cristãos em 1913.

A celebração foi instituída em 1931 pela União Imperial das Mulheres. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, a prática foi proibida, juntamente com todos os outros costumes ocidentais.

Foi somente depois do fim da Guerra que o feriado voltou a ser celebrado no Japão. Em 1949, a sociedade japonesa adotou o segundo domingo de maio como data oficial para o Dia das Mães. Foi por volta desse ano que esta comemoração espalhou-se e popularizou-se por todo o país.

Presente tradicionais no Dia das Mães no Japão

presentes
(Crédito: Divulgação)

O presente mais popular são flores, especialmente cravos (カーネーション) vermelhos e rosas. Esta flor simboliza a doçura, pureza e resistência das mães. Outros presentes bastante comuns são cachecóis, bolsas e jóias.

desenho mãe
(Crédito: Divulgação)

É também comum, as crianças pequenas fazerem desenhos e objetos personalizados como um presente carinhoso às suas mães. Em algumas escolas primárias, as crianças fazem lembrancinhas ou desenham retratos de suas mães. Muitas vezes, as ilustrações são inscritas em concursos de arte sendo expostos pelo Japão e até em outros países.

Leia também:

O que os japoneses fazem no Dia das Mães?

A maioria das pessoas celebram esta data comemorativa com os membros da família. É comum passeios em parques, praças e shoppings. Muitas famílias, ainda, aproveitam o Dia das Mães para comer em restaurantes.

mãe e filho
(Crédito: Divulgação)

É também comum as crianças irem para a cozinha preparar uma comida especial. Geralmente são pratos simples que suas mães lhes ensinaram a cozinhar. Neste dia, há ainda orações especiais em escolas e lugares públicos para homenagear as mães.

Expressões para o Dia Das Mães

expressões dia das mães
(Crédito: Divulgação)

Quer impressionar a sua mãe e mostrá-la o quanto você a ama? Que tal, presenteá-la com flores, enchê-la de abraços e beijos e surpreendê-la com um pouco de japonês? Aprenda, então, algumas expressões bastante utilizadas neste dia.

Haha no hi omedetou! (母の日おめでとう 。) = Feliz Dia das Mães!

Okaasan, arigatou! (お母さん、ありがとう) = Obrigado, mamãe!

Okaasan, itsumo arigatou. (お母さん、いつもありがとう。) = Mãe, obrigado por tudo./ Mãe, obrigado, sempre.

Okaasan daisuki dayo. (お母さん大好きだよ。) = Eu te amo, mamãe.

Itsumo kansha shiteimasu. ( いつも感謝しています。) = Eu sou sempre grato.

Genki de itsumademo nagaiki shite ne. (元気でいつまでも長生きしてね。) = Cuide da sua saúde e viva por muito tempo.

 

Para você, mamãe leitora do nosso blog, receba carinhosamente o nosso: “Haha no hi omedetou“!

Imagem destacada: sozaiya3

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link