Os grupos de J-pop fazem muito sucesso no Japão, a maioria é composto por garotas jovens que conquistam admiração e lançam modas e comportamentos.
A maioria deles são marcados pela fofura, lançados através de agências especializadas, alcançam a fama e sucesso. Estampas capas de revistas, fazem shows e são modelos para os jovens japoneses.
Existe um festival em Tóquio especializado em apresentações de grupo, em 2016 foram mais de 300 e cerca de 80,000 espectadores.
AKB48
O nome do grupo J-pop homenageia a cidade de Akihabara em Tóquio, onde o grupo foi fundado. Desde 2015 a girl band tem mais de 130 cantoras. O idealizador Yasuchi Akimoto queria criar um grupo em que os fãs pudessem ter contato, ao invés de apenas vê-las na televisão ou em shows.
Elas se apresentam em uma rotina puxada, as meninas se revezam nos grupos para poder fazer muitos shows e eventos ao mesmo tempo. As meninas são divididas em times e lançam diversos singles, todos os anos.
A ideia parece ter dado certo, em 2013 elas faturaram mais de U$128 milhões. Em 2015, venderam mais de U$41 milhões, foram U$36 milhões em singles e U$5 milhões em álbuns.
Todo ano elas emplacam músicas de sucesso no top 5 do Oricon Charts.
Neste vídeo, Mayu Watanabe e outros membros fazem uma festa hanami.
Leia também:
- “Beyoncé do Japão”: a comediante Naomi Watanabe prova que não é só tamano P para ser uma Sailor Moon
- Ranking Coisas do Japão: as dez canções japonesas mais belas
Momoiro Clover Z
O grupo J-pop Momoiro Clover Z foi o primeiro protagonizar uma apresentação em estádio olímpico no Japão.
Elas são conhecidas por lançarem músicas que apareceram nos animes Dragon Ball Z, Pokemon e Sailor Moon.
Seus shows são marcados por muita coreografia, envolvendo ballet, ginástica olímpica e piruetas. Em 2015 fizeram parceria com o grupo Kiss, chegaram a faturar mais de 5 bilhões de ienes.
É um dos grupos mais conhecidos e amados do Japão, em 2016 fizeram turnê mundial, passando pelo Hawaii, Los Angeles e Nova York.
Morning Musume
O Morning Musume possui o recorde de ter mais de 50 singles que foram top dez e já venderam mais de 21 milhões de álbuns no Japão.
Seus integrantes são adolescentes com menos de 20 anos de idade, por causa disso as integrantes entram e saem com frequência. Audições são feitas de tempos em tempos para escolher novas integrantes.
São parte do grupo Hello! Project e foi lançado em 1997.
Baby Metal
O grupo Baby Metal é composto pela Suzuka Nakamoto (Su-metal), Yui Mizuno (yui-metal) e Moa Kikushi (Moa-metal).
A ideia da banda era juntar o som do heavy metal com o estilo fofo das J-pop. Elas tem uma banda de suporte chamada Kami Band.
Elas surgiram em 2010 como sub-grupo da Sakura Gakuin, e no começo do projeto não conheciam muito os sons pesados.
Sua primeira música Doki Doki lançada em 2011, ganhou repercussão ao ser colocada no Youtube ao final de 2012 ao atingir 1 milhão de visualizações, na época.
Em Agosto de 2012 elas se apresentaram no Japan’s Summer Sonic Festival e ficaram conhecidas por ser a banda mais nova a tocar no evento.