Com milhões de usuários e uma oferta de mais de 20 línguas, o Duolingo é uma das plataformas de aprendizado de idiomas gratuito mais populares, atualmente. Agora, umas das línguas mais esperadas de todos os tempos já encontra-se disponível: a língua japonesa.
“Este é, de longe, o lançamento de curso mais pedido e esperado de todos os cinco anos de história do Duolingo. Não importa o que a gente compartilhava nas redes sociais, milhares de pessoas respondiam ‘isso é legal, mas quando vocês lançarão o japonês?'”, disse o co-fundador e CEO do Duolingo, Luis von Ahn.
O engenheiro do Duolingo, Masato Hagiwara afirma não ser surpreendente o fato da língua japonesa ter sido o curso mais solicitado. “A cultura do Japão é celebrada em todo o mundo através do cinema, comida, literatura, música, arte e muito mais. E aprender japonês abre um novo conjunto de oportunidades para apreciá-lo”.
O lançamento oficial ocorreu no dia 18 de maio. Até o momento, o curso de japonês está sendo oferecido apenas na versão do aplicativo para iOS (o Android deve recebê-lo em breve). Além disso, os interessados devem ter algum conhecimento do inglês, já que as aulas são ensinadas nesta língua.
Leia também:
- Google Tradutor: Japonês em tempo real e por câmera
- 10 palavras japonesas indispensáveis para sua primeira viagem ao Japão
- Shiritori: jogo de palavras simples, educativo e divertido
- Quatro palavras japonesas com significados interessantes
O que vou aprender?
No curso de japonês do Duolingo, são apresentados as formas, pronúncias e significados de todos os hiragana (cerca de 50), todos os katakana e 88 kanji básicos.
De acordo com o anúncio da empresa, as aulas se concentram em situações da vida real como, por exemplo: pedir comida e andar pela cidade. Dessa forma, todas as lições são baseadas em temas como alimentação, viagens e passatempos e são constituídos por uma mistura prática de vocabulário e gramática.
Além dos exercícios normais, o curso ainda inclui lições de bônus ao final que abordam alguns temas da “subcultura” japonesa popular como anime, manga e Akihabara.
Ele também inclui frases úteis para quem planeja viajar para o Japão em 2020 para as Olimpíadas.
Este curso é direcionado à alunos iniciantes. As lições concentram-se em pontos da gramática e do vocabulário necessários para ser aprovado no JLPT N5, nível mais básico do Teste de Proficiência em Língua Japonesa.
Hagiwara disse que é possível que o Duolingo adicione mais lições para falantes intermediários. “No futuro, podemos decidir sobre isso e adicionar conteúdo mais avançado, mas ainda não temos planos concretos para isso”.
Duolingo é uma maneira divertida e gratuita de entrar em contato com um idioma. Ele não garantirá a fluência, mas pode ser uma ótima ferramenta para você começar a aprender a língua japonesa e praticá-la diariamente.
Fonte: techcrunch, SoraNews24, Duolingo, Japan Times