Kanda Matsuri é um dos três festivais mais famosos de Tokyo, juntamente com o Sanno Matsuri e Fukagawa Matsuri. Ele ocorre em meados de maio em anos ímpares, alternando com o Sanno Matsuri que é realizado em anos pares.
O festival é composto por inúmeros eventos que são realizados ao longo de uma semana. Mas, a atração principal acontece durante o sábado e o domingo. Neste ano, o Kanda Matsuri está sendo realizado entre os dias 11 e 17 de maio, sendo que os eventos mais importantes ocorrerão no dia 13 e 14.
História do Kanda Matsuri
O festival começou durante o Período Edo (1603-1867). Quando o shogun Tokugawa começou a governar o país, o evento era celebrado como uma demonstração de prosperidade sob o novo regime.
O Kanda Matsuri e o Sanno Matsuri eram os únicos festivais permitidos a passar pelos terrenos do Castelo Edo. Ambos eram realizados anualmente, mas devido ao crescimento dessas festividades, passaram a ser realizadas apenas em anos alternados.
Atualmente, o festival também é realizado em homenagem aos deuses do Santuário Kanda Myojin. Há especialmente três divindades consagradas: Daikokuten (o deus da boa colheita e do matrimônio), Ebisu (o deus dos pescadores e dos empresários) e Taira Masakado (um senhor feudal do século 10). Ao longo dos anos, o Kanda Matsuri passou a ser uma celebração para a riqueza e a boa fortuna do povo.
Leia também:
- Kanamara Matsuri: “Festival do Pênis” atrai multidões de todo o Japão【Fotos】
- Hime-sama Dochu: uma volta ao Período Edo
- Período Edo: a idade dourada da cultura japonesa
Sábado – Procissão Principal
O Kanda Matsuri realiza uma longa procissão de aproximadamente 11 horas no sábado. Ela segue uma rota sinuosa, com início no Santuário Kanda Myojin, passando pelas ruas de Kanda, Nihonbashi, Otemachi e Akihabara, retornando ao santuário ao final.
O maior destaque do festival são os mais de 200 santuários portáteis xintoístas (mikoshi), pesando mais de 1000 kg, que são carregados por várias equipes. Além dos mikoshi, a procissão ainda inclui sacerdotes xintoístas a cavalo, carros alegóricos e participantes em trajes da Era Edo.
Domingo – Paradas
No domingo, os bairros da área de Kanda levam suas deidades locais (ujigami), alojados em mikoshi, para uma caminhada pelas ruas a fim de abençoar os moradores. Depois, eles seguem para o santuário de Kanda.
Informações
Data: dias 11 a 17 de maio
Local:Santuário Kanda Myojin (2-16-2 Sotokanda Chiyoda-Ku Tokyo)
Site:Kanda Myoujin
Fonte: Japan Guide e jpninfo