Para muitos estudantes da língua japonesa, o kanji é, sem dúvidas, a parte mais difícil no aprendizado do idioma. Seja pela quantidade de traços, pela difícil memorização, pela complexidade dos caracteres ou pelas regras em sua escrita, os ideogramas japoneses confundem muitas pessoas.
Existe uma infinidade de ideogramas japoneses. Alguns são mais comuns e fáceis. Já, outros, são realmente bastante insanos. Baseado no critério da contagem do número de traços, o site SoraNews24 elencou os 5 kanji mais difíceis de todos os tempos. A pequisa foi feita com o apoio de uma coleção de 13 volumes de um dicionário chamado Morohashi Daikanwa Jiten que contém 50.000 ideogramas.
5º- Dou (48 traços)
“Dou” é composto pelo mesmo ideograma (“nuvem” 雲) repetido quatro vezes. O seu significado é “nuvens espalhadas“.
Kanji que são compostos pela repetição dos mesmos caracteres são chamados de rigiji (理 義 字) e veremos mais deles nesta lista.
5º- Tou ou tafu (48 traços)
Empatado em 5º lugar, está outro kanji com 48 traços. Como o anterior, este é um rigiji composto pelo mesmo ideograma (“dragão” 龍) repetido três vezes. O significado é “um dragão em movimento“.
Leia também:
- Americano passou no Kanji Kentei e provou não ser impossível aprender Kanji
- Plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo passa a ensinar japonês
- 10 expressões que só existem na língua japonesa
3º- Hau, byau (52 traços)
Ele é composto pela repetição de um ideograma (“relâmpago” 雷) por quatro vezes. Seu significado é “trovão“.
2º- Sei (64 traços)
Os números 2 e 1 são caracteres que possuem a mesma quantidade de traços. Este ganhou o segundo lugar pois foi considerado pelo site SoraNews24 um kanji sem significado. No entanto, de acordo com o wiktionary, o ideograma significa “florescer“. “Sei” é composto do mesmo kanji (“interessado” 興) por quatro vezes.
1º- Tetsu, techi (64 traços)
Este kanji significa “muitas palavras, prolixo, falador“. Ele é composto do mesmo ideograma (“dragão” 龍) por quatro vezes.
Extras
Taito, daito, otodo (84 traços)
Taito, daito ou otodo é um kokuji (kanji inventado no Japão) escrito com 84 traços. Ele é considerado o ideograma CJK graficamente mais difícil – referindo-se aos caracteres chineses e derivados usados na língua escrita chinesa, japonesa e coreana. Este ideograma raro e complexo combina 36 traços com triplo kanji “céu” (雲) e 48 traços com triplo kanji “dragão” (龍). Este ideograma possui duas variantes gráficas.
De acordo com um artigo de um jornal de 2002 de Kumamoto, uma pessoa no Japão estava usando este ideograma para representar o seu nome. Alguns dicionários especializados incluem esta palavra.
Biang (56 traços)
Este kanji complexo (pronunciado “biang” em chinês) é composto por 56 traços e vários caracteres diferentes juntos. Ele é o segundo ideograma CJK graficamente mais difícil. Apesar disso, ele não está na lista de kanji oficialmente reconhecidos e não é incorporado aos dicionários. Por isso, ele não entrou na lista acima.
Ele só é encontrado em um único lugar: lojas de macarrão na província chinesa de Shaanxi que é especializado na venda de Biang Biang Noodles. O mais provável, é que este ideograma fora criado pela loja de macarrão como um truque de publicidade.
Esses foram alguns dos ideogramas mais difíceis baseados na contagem do número de traços. Isso não significa que sejam necessariamente os mais complexos. Pois, como vocês devem ter reparado, a maioria deles possuem repetições de um mesmo ideograma relativamente simples. Afinal, podem não ser tão difíceis assim, não é mesmo?
Fonte: SoraNews24, nihonshock
Imagens: SoraNews24
Imagem destaque: Divulgação