Morar no Japão pode ser uma experiência incrível, por isso confira nossa lista com as coisas que as pessoas sentem mais falta.
O excelente transporte público
O Japão possui uma das maiores linhas férreas, dá para percorrer quase todo o país só usando os Shinkansens e se locomover dentro das cidades com o metrô.
Existem linhas indo para quase todos os destinos, com segurança, pontualidade e conforto. O preço dos bilhetes no Japão são cobrados pela distância do trajeto, ou seja, quanto mais longe for, mais caro fica a passagem.
Os trens passam de 3 em 3 minutos e são muito pontuais, a eficiência do transporte público é um dos motivos que fazem as pessoas mais sentirem falta do Japão.
Lojas de conveniência com comida boa e barata
A comida disponível nas konbinis podem surpreender quem está com fome e quer economizar. A variedade de obentos, lanches, petiscos, salgadinhos e bebidas japonesas é imensa.
Muitas lojas disponibilizam micro-ondas para esquentar os obentôs com variedades de ramens instantâneos, bebidas quentes, onigiris e doces de tudo quanto é tipo.
A variedade e praticidade dos produtos e serviços faz muito falta para quem vai embora do Japão, afinal, nas konbinis é possível encontrar de tudo.
É possível encontrar itens de higiene, revistas, enviar correspondências, pagar contas, entre muitos outros. A maioria ainda tem banheiro público disponível.
A magia das flores de cerejeira
Poder ver as sakuras na época do seu florescimento é uma sensação indescritível. Os parques do Japão oferecem os festivais hanami onde é possível confratenirzar com família e amigos embaixo de um cenário digno de cena de filme.
Atendimento japonês de qualidade
Seja nos restaurantes, nas konbinis ou em qualquer estabelecimento comercial, o atendimento dos japoneses é excelente. Educados e prestativos, eles fazem o serviço e não aceitam gorjeta!
Leia também:
Conheça a feira Nishiki Ichiba em Kyoto e delicie-se com comida local deliciosa
Comidas deliciosas
A culinária japonesa já foi considerada como patrimônio imaterial pela Unesco e o Japão é destino certo para quem quiser comer bem.
Existem os restaurantes com chefs premiados, até pequenos estabelecimentos com comida deliciosa, barata e com ambiente familiar.
Leia também:
Um guia rápido para as várias funções especiais dos sanitários japoneses
Banheiros tecnológicos
No frio extremo ter um sanitário com assento aquecido pode fazer muita diferença. A função otohime imita o som da descarga para abafar possíveis sons que poderiam constranger já que as casas japonesas são muito pequenas.
Leia também:
- Motivos para a cidade de Tóquio ser tão maravilhosa (Parte 2)
- As cinco ruas do Japão que todos os japoneses querem visitar
Limpeza
Quem já passou pelo Japão sabe que lá é muito limpo e não é comum ver lixo espalhado na rua. Isso faz parte da educação japonesa, pois as pessoas são ensinadas desde pequenas a terem consciência na hora de descartar e reciclar seu lixo.
Saiba como é a prisão no Japão
Segurança
O país é muito seguro e possui uma das taxas de criminalidade mais baixas no mundo. Há mais de 13 anos a taxa apenas cai e é menos de 1%.
Por que os automóveis do Japão trafegam pelo lado esquerdo?
Motoristas são muito educados
Os motoristas japoneses são conhecidos por serem muito educados e calmos. Além disso, o trânsito flui e não há brigas.
As buzinas e piscas são usados para agradecer ao invés de reclamar. Aliás, é muito comum ver um sinal duplo com o pisca como forma de agradecimento sempre que se dá preferência de passagem.
Essa, definitivamente, é uma das coisas do Japão que as pessoas mais sentem falta.
Cartão Pasmo (ou Suica)
O cartão pasmo é como se fosse o bilhete único de lá só que muito mais eficiente. Para quem precisa usar o transporte público todos os dias ele é ótimo.
Pode ser utilizado nas linhas ferroviárias, metrô, táxis conveniados e ônibus. Ainda serve nas konbinis e estacionamentos.
Etiqueta no Japão: como comprar e pagar
Caixas com contadores automáticos de troco
A maioria das lojas tem caixas inteligentes que emitem o troco automaticamente. Fora isso, os japoneses são bem transparentes e isso é refletido na hora de dar o troco, os caixas farão questão de mostrar nota por nota e moeda por moeda. Tudo isso para ter certeza da quantia devolvida e economizar tempo.
Jidouhanbaikis
As máquinas automáticas vendem desde mangas, pães, frutas, doces, ramen, cigarros, jogos de video game, roupas, ovos, guarda-chuvas e mais. É possível encontrar de tudo!
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.