Os universos fantásticos e encantadores criados pelo Studio Ghibli, o famoso estúdio de animação responsável pela concepção de grandes sucessos como “Meu Vizinho Totoro“, “A Viagem de Chihiro” e “O Serviço de Entregas da Kiki” parecem perfeitamente adequados para serem transformados em um incrível parque temático. Agora, isso está muito perto de se tornar realidade!
O governador da província de Aichi, Hideaki Oomura, anunciou no começo deste mês que um parque temático do Studio Ghibli será construído. A previsão de abertura é para o início de 2020, à tempo das Olimpíadas de Tokyo. A instalação será no Aichi Expo Memorial Park (também chamado de Moricoro Park) localizado na cidade de Nagakute.
Este parque que acolheu a “Feira Mundial de 2005” (EXPO 2005), tem uma atração existente do tema Ghibli que permanece deste evento. Dentro da área existe uma recriação de tamanho natural da casa de Satsuki e Mei de “Meu Vizinho Totoro“.
Leia também:
- Radio Ghibli: Curta as músicas mais icônicas dos clássicos do Studio Ghibli
- Exposição especial relembra comidas retratadas nas animações do Studio Ghibli
- Cofrinho do personagem “Sem Rosto” da animação “A Viagem de Chihiro” devora moedas, arrota e toca música
Atração do Ghibli Park
De acordo com os planos do governador de Aichi e o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, o Ghibli Park (nome provisório) deverá ter cerca de 200 hectares e uma reprodução do mundo de “Totoro“.
A província não pretende desenvolver outros projetos adicionais no parque. Isso pode decepcionar alguns fãs que esperavam por um parque temático que reunisse vários filmes e personagens do estúdio. Como ainda faltam alguns anos para a abertura, outros detalhes ainda são escassos, como os planos específicos de atrações e o preço dos ingressos.
O parque possui 460 hectares de cenário florestal preservado. O projeto não prevê alterações significativas no parque atual como o corte de muitas árvores. Por isso, dada a história do parque como um lugar para admirar a natureza e a paixão de Hayao Miyazaki por proteger o meio ambiente, é provável que seja construído uma atração que permita a exploração com calma dos universos pitorescos do filme “Meu Vizinho Totoro”, incorporando as paisagens circundantes já existentes.
“Os filmes de Studio Ghibli têm amor para com seres vivos e a Terra, o que se encaixa no conceito da exposição”, disse Oomura. “Eu gostaria de passar esta ideia para futuras gerações”, completou.
O Studio Ghibli já possui uma instalação própria das suas principais obras. Trata-se do Museu Ghibli, em Tokyo, que foi inaugurado em 2001. O museu reúne cerca de 700 mil visitantes todos os anos. Como as obras do Studio Ghibli são famosas mundialmente, espera-se que muitos turistas estrangeiros visitem o Ghibli Park.
O ano de 2020 parece ser um ótimo momento para visitar o Japão, não acham?