Conheça 10 tipos de bonecas tradicionais do Japão

Tradicionais, únicas e clássicas. No Japão, existem vários tipos de bonecas. Embora desprovidas das modernas luzes e efeitos sonoros, as bonecas tracionais do Japão carregam a riqueza da cultura japonesa e a delicadeza do trabalho artesanal. Confira algumas das bonecas japonesas mais famosas:

1 – Kokeshi

Kokeshi (こけし) são as bonecas de madeira simples, originárias da região de Tohoku. Este artesanato surgiu no meio da era Edo (1603-1868) na região de onsens (águas termais) para serem vendidas como lembrancinhas aos turistas.

Suas principais características são o corpo cilíndrico, cabeça proeminente e a ausência de braços e pernas. Os rostos são delicadamente pintados, juntamente com alguns desenhos no corpo. E, por fim, a parte inferior é comumente marcada com a assinatura do artista.

kokeshi tradicional
Bonecas kokeshi tradicionais. (Crédito: Divulgação)

Basicamente, existem dois tipos de kokeshitradicionais (dento) e modernas (shingata). As tradicionais seguem formatos e padrões particulares da área onde ela foi criada. Dessa forma, atualmente existem pelo menos dez estilos de kokeshi tradicionais, sendo cada uma nomeada com o nome do seu local de origem: Tsuchiyu, Yajiro, Togatta, Naruko, Sakunami, Zao Takayu, Hijiori, Kijiyama, Nambu e Tsugaru.

O tipo mais comum é a Naruko, variedade originalmente produzido na província de Miyagi. A rua principal do Naruko Onsen Village é conhecida como Kokeshi Street e tem lojas que são operadas diretamente pelos escultores de kokeshi.

kokeshi modernas
Bonecas kokeshi modernas. (Crédito: Divulgação)

Já, as modernas não se limitam aos padrões de uma região, possibilitando liberdade total aos artistas quanto a cores, formas e desenhos. Geralmente, estas bonecas possuem um corpo mais elaborado e elementos adicionais como cabelo e quimono. Este tipo específico de artesanato desenvolveu-se após a Segunda Guerra Mundial (1945).

Veja como uma boneca kokeshi tradicional é confeccionada e observe a destreza do artesão.

2 – Hina Ningyo

As bonecas Hina são tradicionalmente expostas para a celebração do Dia das Meninas (Hina Matsuri), um festival que ocorre no dia 3 de março no Japão. As bonecas são vestidas com as roupas tradicionais da Corte Imperial da Era Heian (794-1185) e representam a sociedade japonesa da época.

hina ningyo
(Crédito: Divulgação)

As figuras são colocadas sobre um palanque coberto com um tapete vermelho. O número de bonecas e de andares da plataforma podem variar, porém, um conjunto completo é composto por 15 bonecas que são dispostas em sete andares. A apresentação dos bonecos é ordenada em uma hierarquia: o imperador e a imperatriz sentam-se no topo, seguidos pelas damas, músicos, ministros e samurais. Segundo a crença japonesa, essas bonecas possuem o dom de espantar os maus espíritos, as doenças, os infortúnios e a má sorte.

A composição dessas bonecas inclui um corpo piramidal, cabeças moldadas e pintadas, olhos de vidro, mãos de madeira esculpidas e cabelos de seda. Os trajes e as bonecas são de grande qualidade e rico em detalhes.

Veja no vídeo a seguir, o processo de produção de um hina ningyo. Você ficará impressionado com a habilidade dos artesãos.

3 – Ichimatsu Ningyo

As bonecas Ichimatsu (市松人形) representam meninas ou meninos, possuindo proporções aproximadas com as de crianças, ainda que sejam em tamanho reduzido. Geralmente, a pele dessas bonecas possuem cor semelhante à real, os olhos são de vidro e as expressões são solenes.

ichimatsu ningyo
(Crédito: Pakutaso)

Originalmente, Ichimatsu era uma denominação de atores do teatro Kabuki, representando personagens adultos, por volta do século 18. No entanto, no final do século 19, o termo passou a ser utilizado para denominar bonecas infantis.

4 – Bunraku Puppets

bunraku
(Crédito: Flickr/Susan Renee)

Bunraku é um tipo de teatro de fantoches japonês tradicional, fundado em Osaka no início do século 17, que apresenta bonecos incrivelmente realistas e complexos. Algumas marionetes bunraku têm a capacidade de expressar uma gama de emoções ou transformar-se em um demônio diante dos olhos da plateia. Cada marionete exige que três manipuladores experientes a operem. Os bonecos são esculpidos em madeira e pintados manualmente, sendo confeccionados por especialistas devido ao seu design complexo.

5 – Kimekomi Ningyo

Kimekomi
(Crédito: Japan Talk)

Kimekomi Ningyo são bonecas feitas de madeira. Na verdade, kimekomi se refere a um método de fazer bonecas. A partir de uma madeira entalhada, pedaços de tecido são colados e inseridos nas fissuras.

6 – Hakata Ningyo

Hakata
(Crédito: Japan Talk)

Hakata Ningyo é uma boneca tradicional de Fukuoka feita de porcelana não esmaltada.

Leia também:

7 – Karakuri Ningyo

karakuri
(Crédito: Japan Talk)

Karakuri são bonecos autômatos que foram produzidos em grande número durante os séculos 17 a 19 no Japão. Tradicionalmente, eles são feitos de madeira. Esses bonecos mecânicos representaram uma inovação por meio do seu funcionamento através de molas e engrenagens dispostos de maneira precisa na parte interna. O Karakuri Ningyo consegue fazer várias atividades como dançar e servir chá – tudo em uma escala muito pequena, é claro.

8 – Daruma

daruma
(Crédito: Divulgação)

Daruma são bonecos esféricos feitos com papel machê ou madeira que têm um corpo vermelho e um rosto branco. Tradicionalmente, esta figura é um símbolo de boa sorte e fortuna.

O Daruma é comumente vendido sem a pintura dos olhos. Dessa forma, um olho é preenchido quando se faz um pedido e o outro, quando o desejo é alcançado. Este ritual pode ser feito ao longo do ano, mas é comum fazê-lo no dia do Ano Novo.

9 – Musha Ningyo

musha ningyo
(Crédito: Pakutaso)

O Musha Ningyo tem sido historicamente popular desde o século 17. Vestidos em armaduras, estes bonecos são representações de guerreiros retratados em momentos históricos do passado japonês. Geralmente, são feitas de materiais semelhantes às bonecas hina, mas a sua produção é mais complexa, visto que representam homens em pé ou cavalgando.

10 – Kintaro Ningyo

kintaro ningyo
(Crédito: Divulgação)

Kintaro é um herói popular do folclore japonês . As bonecas Kintaro geralmente são oferecidas às crianças japonesas durante o Tango no Sekku, a fim de inspirar a bravura e a força do lendário Kintaro.

Fonte: Japan Talk, Wikipedia
Imagem destacada: pixabay

bonecas japonesas

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link