Veja a evolução da beleza das mulheres japonesas nos últimos 100 anos

Em todos os países do mundo, a sociedade e a cultura criam constantes mudanças. No Japão também, estas mudanças frequentes ocorreram e criaram uma relação entre a beleza, a maquiagem e a moda.

Como uma das principais marcas de maquiagem do Japão, e do mundo, é seguro dizer que a Shiseido tem uma participação significativa ao longo da história das tendências de beleza japonesa.

Com todo seu conhecimento de primeira mão sobre a história das tendências de beleza no Japão, a empresa compilou recentemente uma linha do tempo de todas estas tendências ao longo do último século.

Intitulado como “Makeup Reflects the Times” – “A Transição da Maquiagem das Mulheres Japonesas”, ​​o artista maquiador e gerente da empresa, Setsuko Suzuki, demonstrou detalhadamente as várias tendências de maquiagem no Japão desde a década de 1920.

Acompanhe esta viagem no tempo através da beleza da mulher japonesa.

Leia também:

Década de 1920

Da década de 1920 até meados da década de 1950, as tendências de maquiagem destas mulheres focavam na admiração do Japão pela cultura ocidental.

Inspirada por modelos ocidentais, atrizes e pelas estrelas do cinema, a maquiagem na década de 1920 criava um olhar de donzela. Que consistia em sobrancelhas finas e caídas, olhos derretidos e lábios finos e concentrados.

No entanto, esse olhar tinha muita semelhança com a maquiagem japonesa tradicional, o que tornava a transição bastante natural.

Fonte: Shiseido

Década de 1930

À medida que a influência ocidental se tornava mais forte, as mulheres começaram a desenhar as sobrancelhas de uma forma mais arqueada e desenhavam os lábios para torná-los maiores.

Fonte: Shiseido

Década de 1950

Na década de 1950, o olhar tornou-se mais ousado com espessas sobrancelhas e olhos mais levantados. Esta mudança é tida como um reflexo da fase de reconstrução do Japão pós-guerra.

Fonte: Shiseido

Década de 1960

A adoração pelos traços faciais ocidentais continuou durante os anos 60 e 70, especialmente porque o Japão tornou-se plenamente consciente sobre o resto do mundo.

Os tons dos lábios tornaram-se mais sutis e as mulheres começaram a imitar as modelos dos comerciais de TV, em vez de estrelas de cinema.

Fonte: Shiseido

Década de 1970

Olhos grandes e esculpidos e cílios longos tornaram-se uma tendência, juntamente com tons de pele bronzeadas, olhos grandes e sobrancelhas finas.

Fonte: Shiseido

2ª metade da década de 1970

A partir da segunda metade da década de 1970, começou uma reavaliação da beleza japonesa e as mulheres começaram a perder seu complexo de inferioridade em relação aos padrões ocidentais.

Fonte: Shiseido

Início da década de 1980 até meados da década de 1980

À medida que a economia crescia na década de 1980, as mulheres começaram a apreciar as diferenças entre os olhares “feminino” e “masculino”.

Fonte: Shiseido

Final dos anos 80 até o início da década de 1990

Fonte: Shiseido

Final dos anos 90 até o início dos anos 2000

O final da década de 1990 marcou o início de um “boom estético”, o que levou a criação e evolução de tendências únicas para o Japão.

 

As mulheres procuraram outros meios de expressão estética além de maquiagem, experimentando novos penteados e esmaltes.

Fonte: Shiseido

Meados dos anos 2000 até o final dos anos 2000

Fonte: Shiseido

Pós-11 de março de 2011 (terremoto de Tōhoku e tsunami)

Após o devastador terremoto e tsunami que atingiu a região de Tōhoku, as tendências de maquiagem tornaram-se mais naturais e suavizadas.

Fonte: Shiseido

Meados de 2010

No Japão atual, o olhar mais ousado está sendo recuperado, já que o país congratula-se com a revitalização da economia.

Fonte: Shiseido

Uma análise mais detalhada pode ser encontrada no site oficial da Shiseido, mas o que fica claro é que as tendências de maquiagem mudam à medida em que o meio social ou econômico muda.

Quando a economia cresce, os lábios tendem a ficar brilhantes e marcados, enquanto as sobrancelhas ficam mais espessas.

Quando a economia diminui, as sobrancelhas tendem a ficar mais finas e é quando se usam mais as cores mornas.

Após desastres naturais e / ou instabilidade política, a maquiagem tende a retornar a um aspecto mais natural.

Isso tudo fica bem claro nestas maquiagens e suas leituras, não é mesmo? Qual década é a sua favorita?

 

Fonte: Grapee / SoraNews24 / Shiseido

mulheres japonesas
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link