O que é o hanko? Por que não é uma assinatura, mesmo parecendo?
O hanko é um item indispensável para os japoneses e também para qualquer estrangeiro que planeja morar no Japão.
Leia também:
O que é o hanko?
Se você está planejando viver, trabalhar ou morar por algum tempo no Japão (e mesmo se você não estiver), uma das coisas que você realmente irá precisar é um carimbo hanko.
No Japão, o espaço para assinar o nome em documentos e contratos é muito pequeno, porque os japoneses usam um hanko (às vezes também chamado de inkan).
O hanko é um pequeno carimbo personalizado, usado no lugar de uma assinatura feita à mão.
Vivendo no Japão
Se você é um estrangeiro que está morando ou trabalhando no Japão, sentirá em algum momento a necessidade de registrar a versão kana do seu nome, chamada tsūshō, ou “Um nome, ou alcunha, registrado no Japão”.
Esta versão kana de seu nome pode ser usada para o seu hanko pessoal em qualquer documento oficial que você precisar assinar.
Pode ser usado em um contrato de telefone, assinatura de recebimento de encomendas e pacotes, abertura de uma conta bancária, matrícula em uma academia ou qualquer outro documento formal.
Diferentes tipos de hanko
A maioria dos japoneses possuem três tipos de hanko diferentes:
- um ginkō-in, para uso formal (como contas bancárias);
- um mitomein para uso informal (como assinar pacotes ou para outras atividades de baixo risco);
- e um carimbo “oficial” maior, chamado de jitsuin, registrado em sua prefeitura local ou cartório. Usado para documentos do governo, compra de imóveis, empréstimos, etc.
Aliás, é importante ter um jitsuin se você pretende formalizar algum contrato com alto nível de importância.
No Japão, é solicitado que você faça um hanko ao apresentar seus documentos. Para comprovar que você tem o direito de usar esse jitsuin em contratos jurídicos.
Vamos fazer um hanko?
Embora carimbar e assinar com um hanko leve um pouco de tempo para se acostumar, eles podem ser divertidos, práticos e de muita utilidade!
Atualmente, tem aumentado o número de turistas estrangeiros que compram um hanko como lembrança de viagem ao Japão.
Que tal fazer um para você também?
Fonte: Wasa-bi