Conheça 6 lembrancinhas típicas de Okinawa

Com seu clima tropical, suas belas praias e sua cultura tradicional, Okinawa é um destino muito popular entre os turistas. Esta área, que desenvolveu uma cultura única, também oferece muitos produtos locais populares, exclusivos e fascinantes. Portanto, em sua próxima visita à região, certifique-se de comprar algumas das lembranças mais típicas de Okinawa. Saiba quais são elas:

1 – Chinsuko  (ちんすこう)

Chinsuko
(Crédito: Divulgação)

Chinsuko é um biscoito tradicional de Okinawa. Há décadas ele tem sido uma das lembranças mais populares da região. Este doce é feito basicamente de banha de porco, açúcar e farinha de trigo. O chinsuko é altamente elogiado pelo sabor amanteigado que ele deixa na boca.

Aragaki Chinsuko foi a primeira loja deste doce em Okinawa. Arakaki Pastry Shop abriu em 1908 e o atual Arakaki Chinsuko, que opera na rua Kokusai, abriu em 1978. Alguns dos muitos sabores disponíveis incluem simples, chocolate, inhame roxo e açúcar mascavo. Você também pode pedir um conjunto variado que lhe dá a chance de experimentar todos os sabores.

2 – Tarte de Beni Imo (紅芋タルト)

Beni Imo tart
(Crédito: siromaseika)

Esse é outro clássico da região, feito com batata doce roxa, que é a especialidade local. A cor roxa intensa do recheio é adquirida de forma natural, sem conservantes ou aditivos. Este produto é vendido principalmente pela fabricante de doces Okashi Goten, uma cadeia que opera em Okinawa.

3 – Sata Andagi (サーターアンダギー)

sata
(Crédito: Divulgação)

Sata Andagi são uma espécie bolinhos fritos de Okinawa. Eles são feitos de farinha de trigo, açúcar e ovos. Seu exterior é crocante, enquanto o interior é úmido e denso. Este doce mantém sua textura suave e sabor delicioso mesmo quando frio, tornando-os perfeitos como lembranças. Algumas pessoas consideram a Ayumi, a melhor loja de sata andagi de Okinawa. No dialeto de local, “sata” significa “açúcar”, “anda” significa “óleo” e “agi” significa “fritar”.

4 – Vidro Ryukyu (琉球 グ ラ ス)

vidro Ryukyu
(Crédito: Divulgação)

Okinawa é famosa pelo seu distinto vidro Ryukyu. Ele é conhecido pelas suas belas transparências com diferentes combinações de cores. Existem diversos artigos feitos a partir deste material. Cada peça artesanal é especial, pois é totalmente original.

O Rurian, localizado no aeroporto de Naha, é uma loja de especialidades de vidro Ryukyu. A loja possui uma grande variedade de itens como copos, acessórios, itens de design de interiores e todo tipo de variações do material.

Leia também:

5 – Awamori (泡盛)

awamori
(Crédito: Divulgação)

Awamori é uma bebida alcoólica tradicional de Okinawa. Ela é feita a partir de arroz e é uma bebida forte com teor alcoólico que varia entre 30 a 43%. Geralmente é consumido com água e gelo ou em coquetéis. Há muitos lugares no Aeroporto de Naha onde é possível comprar o Awamori. A marca original do aeroporto “White Tiger” é especialmente popular.

6 – Estátua de Shisa (シーサー)

shisa
(Crédito: Divulgação)

Shisa são conhecidos como animais sagrados (leão ou dragão), usados como um amuleto na província de Okinawa. Acredita-se que estas criaturas mitológicas protejam as casas de acidentes naturais. Desta forma, geralmente, colocam-se pares de Shisa nos telhados das casas, um de boca aberta (macho) e outro de boca fechada (fêmea). Devido à sua popularidade como lembrancinhas, atualmente eles estão disponíveis em uma grande variedade de poses e expressões faciais.

Onde encontrar?

Você pode encontrá-las facilmente no aeroporto de Naha. Em um único andar, você consegue buscar uma variedade completa de lembranças usuais e especialidades regionais exclusivas de Okinawa.

Ou, então, você pode comprá-las diretamente nas lojas locais de Okinawa. Kokusai-dori em Naha, é uma rua comercial bastante popular para compras. Nesta avenida você encontrará lojas tradicionais que vendem todas as lembranças típicas do local.

 

Fonte: Matcha, Seeing Japan, Japan Info

shisa
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link