Natureza mortal: curiosidades sobre o tsunami

O tsunami é uma série de grandes ondas do mar causadas por abalos sísmicos marítimos, grandes deslizamentos de terra ou erupções vulcânicas.

Ele pode ser causado por impacto de meteoro no oceano, mas é bem raro. A Nasa divulgou em 2016 que um meteoro atravessou a atmosfera da Terra e se desintegrou a 30 km da superfície do oceano Atlântico, a 1,000 km das costas brasileiras.

Segundo os cientistas, o meteoro tinha a capacidade de 13 mil toneladas de TNT ao explodir antes de atingir o mar e poderia ter causado um enorme tsunami.

Conheça algumas curiosidades impressionantes sobre o tsunami

  1. Não é de hoje que os tsunamis são devastadores, existem traços de uma colisão de meteoros na Terra gigantesca há mais de 3 bilhões de anos. As ondas varreram praticamente tudo.
  2. O tsunami não é uma onda gigante, como muitos pensam. Ele é um conjunto de várias ondas, que podem percorrer 100 km por hora, atravessando oceanos sem perder sua força, a uma velocidade de mais de 800 km.
  3. Pode passar despercebido, viajando escondido no fundo do mar e ter apenas 30 cm de altura na superfície. Sua velocidade em aumentar o volume da água do mar acontece muito rápido.
  4. O tsunami de 2004 teve ondas de até 9 metros de altura. Matou cerca de 200,000 pessoas.
  5. Praias inteiras já foram destruídas. Sua força não está no tamanho das ondas, mas pela capacidade de crescer a maré rapidamente, causando inundações e sugamentos. A turbulência é tão alta, que existem relatos de pessoas e objetos pesando toneladas serem sugados.
  6. Os terremotos são os grandes ativadores de tsunamis.
  7. Um de seus sinais é a repentina diminuição de nível da água do mar, para depois as ondas voltarem e atingirem a costa.
  8. Na tragédia de 2004 no oceano Índico, muitas pessoas morreram, pois foram ver de perto o efeito das águas terem diminuído de nível na praia. Não tiveram chance de escapar.
  9. A primeira onda que chega na costa não é mais perigosa. As ondas e o aumento do nível do mar são mortais e podem vir com intervalos de cinco minutos. Esse ciclo pode durar horas seguidas.
  10. Eles podem viajar pelos rios que desembocam nos oceanos. É aconselhável ficar longe deles também.

Leia também:

Realmente, a natureza tem uma força devastadora. Estas foram apenas algumas curiosidades, não deixe de compartilhar e comentar.

Comentários

Copy link