As casas tradicionais japonesas possuem elementos distintos e características arquitetônicas únicas. Eles são considerados uma parte importante da história e da cultura do Japão.
Neste artigo, daremos uma olhada em alguns dos aspectos tradicionais de uma casa ou acomodação japonesa.
1 – Fusuma
Fusuma (襖, ふすま) são painéis deslizantes que atuam como portas, divisórias e paredes. Geralmente, os painéis são decorados com pinturas de flores, paisagens, animais ou motivos mitológicos.
2 – Shōji
Shōji (障子, しょうじ) é um outro tipo de painel deslizante feito de papel translúcido em uma armação de madeira. Este tipo de porta permite a entrada de luz natural para o interior da casa.
3 – Genkan
O genkan (玄関, げんかん) fica localizado na entrada da residência, normalmente um degrau abaixo do piso principal. É neste local que os calçados devem ser retirados.
4 – Tatami
Tatami (畳, たたみ) é uma esteira feita de palha de arroz, utilizada como um revestimento de piso. Ela é usada principalmente para cobrir o assoalho do washitsu (sala de estilo japonês).
Em aposentos com tatami não é permitido entrar com calçados, nem mesmo com pantufas (surippas). Nestes cômodos, deve-se sentar no chão em almofadas (zabuton) ou em cadeiras sem pernas (zaisu).
5 – Chabudai
Chabudai (茶ぶ台, ちゃぶだい) são mesas com pernas curtas, que podem variar de 15 a 30 centímetros de altura. Elas são geralmente usadas em pisos de tatami. É comum que as famílias japonesas comam em um chabudai enquanto estão sentados em um zabuton.
Leia também:
- Os japoneses amam o kotatsu
- Por que os japoneses tiram os sapatos para entrar em casa?
- Ryokan: uma hospedagem ao estilo de vida do período Edo
- Convidado para uma casa japonesa?
6 – Kotatsu
O kotatsu (炬燵, コタツ) consiste em um mesa baixa com um aquecedor embutido embaixo e um acolchoado grosso para que o ar quente não escape. Bastante popular durante o inverno, as pessoas costumam se sentar com as pernas debaixo do kotatsu para relaxar, apreciar uma refeição, estudar ou assistir televisão.
7 – Irori
Irori (囲炉裏, いろり) é uma espécie de lareira tradicional utilizada tanto para aquecer a casa quanto para cozinhar alimentos. Ela consiste basicamente em um buraco quadrado no chão equipado com um gancho decorativo ajustável (jizaikagi) que pende do teto.
É cada vez mais raro encontrar um irori, que continua presente, geralmente, apenas em prédios históricos ou em pousadas antigas.
8 – Tokonoma
O tokonoma (床の間) é uma área ligeiramente elevada embutida na parede. Neste espaço, itens como pinturas, kakemono (pergaminho de parede), shodo (caligrafia japonesa) e ikebana (arranjo de flores) são expostos para apreciação artística.
9 – Engawa
Engawa (縁側, えんがわ) é um corredor externo que envolve uma casa japonesa. Trata-se de um espaço de transição e também de proteção às portas corrediças (shōji) tanto do sol como da chuva.
10 – Ofuro
Ofuro (風呂, おふろ) é um tipo de banheira tradicional do Japão caracterizada pelo seu formato mais profundo do que uma banheira ocidental. O objetivo não é lavar o corpo, pois quem entra em um ofuro deve lavar-se e enxaguar-se previamente. Em casas antigas e ryokans ainda é possível encontrar os tradicionais ofuro em madeira.
Embora existam uma série de acomodações disponíveis no Japão, provavelmente, uma das mais interessantes é a hospedagem de estilo japonês, como o ryokan (pousada japonesa). Neste local, você poderá encontrar muitos dos elementos tradicionais citados neste post!
Se você já teve a oportunidade de se hospedar ou morar em uma casa tradicional japonesa, deixe nos comentários!
Fonte: Matcha, Japan Talk