Haisai! Conheça 6 expressões do dialeto de Okinawa

Com história, cultura e linguagem singulares, Okinawa possui um dialeto totalmente único. Suas palavras derivam da sua antiga língua nativa denominada de “Uchinaguchi” (ウチナーグチ). Confira 6 expressões do dialeto de Okinawa:

1 – Olá

Dialeto de Okinawa: Haisai / Haitai (はいさい / はいたい)

Haisai” (se você é homem) e “Haitai” (se você é mulher) é uma saudação universal de Okinawa que significa bom dia, boa tarde e boa noite.

2 – Bem-vindo

Dialeto de Okinawa:  mensoore (めんそーれ)

bem vindo
(Crédito: Divulgação)

Mensoore” significa “Bem-vindo”. Ao chegar à província, você pode ser recebido com a frase “Uchina mensoore” que quer dizer “Bem-vindo à Okinawa”.

Esta expressão também é utilizada como uma despedida. Neste caso, você pode ouvir “Mata mensoore“, significando “Volte novamente, algum dia”.

3 – Obrigado

Dialeto de Okinawa: Nifee deebiru (にふぇーでーびる)

No dialeto de Okinawa, “obrigado” é “nifee deebiru“. Marque pontos com os moradores locais dizendo “appee nifee deebiru” que significa “muito obrigado”.

Leia também:

4 – Saúde!

Dialeto de Okinawa:  Karii (カリー)

kampai
(Crédito: Pakutaso)

Ao invés do brinde dito na língua japonesa padrão, “Kanpai!” (Saúde!), experimente dizer ao estilo okinawano “Karii!“.

5 – Tudo vai ficar bem!

Dialeto de Okinawa: Nankurunaisa (なんくるないさ)

Nankurunaisa“, que significa “tudo vai ficar bem, no final”, capta perfeitamente o espírito descontraído do povo de Okinawa.

6 – Linda / Lindo

Dialeto de Okinawa: Churakaagii / Chibiraashii (ちゅらーぎー / ちびらーしー)

Se você quiser elogiar uma mulher de Okinawa, você pode dizer “Churakaagii” (linda). Já, os homens bonitos são chamados de “Chibiraashii” no dialeto de Okinawa.

 

Conhecer algumas palavras do idioma nativo do lugar que estamos visitando nos ajuda a tirar mais proveito da viagem, pois construímos conexões mais profundas com os habitantes locais. Então, use estas expressões e divirta-se nas suas próximas aventuras linguísticas no dialeto de Okinawa!

Fonte: wasa-bimatador network
Imagem destacada: tokyo weekender

Comentários

Copy link