Exemplos do Japão: conheça a história de Kana Harada, a única passageira de uma estação de trem que funcionou até a sua formatura

Kyu-Shirataki era uma estação de trem da região rural de Hokkaido, uma das principais ilhas do Japão.

Construída em 1947 pelos moradores da região, a estação servia, em especial, para levar as crianças para escola.

A estação ficou conhecida em 2015, por ter continuado em atividade por causa de uma única passageira: Kana Harada.

Kana Harada e Kyu-Shirataki

Estação Kyu-Shirataki no Japão

Inicialmente, em 2015, a Japan Rail Hokkaido realizou uma pesquisa para descobrir quantas pessoas utilizavam seus serviços nas regiões rurais.

Com o resultado, a companhia anunciou o fechamento de estações que não eram tão utilizadas, entre elas, a Kami-Shirataki, Kyu-Shirataki e Shimo-Shirataki.

Kana Harada

Leia também:

Porém, mais tarde, ao verificar que a estação de Kyu-Shirataki tinha um passageiro diário, a estudante do ensino médio Kana Harada, a Japan Rail Hokkaido decidiu deixá-la funcionando até que a estudante se formasse.

Sem o serviço, Harada teria que caminhar cerca de 73 minutos para pegar o trem expresso das 09 hs, no bairro vizinho de Sekihoku.

Seria uma longa caminhada comparada aos 5 minutos até a estação de Kyu-Shirataki.

 

Kana Harada

O trem chegava na estação pontualmente às 7 h:16 m e Kana Harada era a única pessoa na plataforma, mas o trem não chegava vazio. Estudantes da mesma escola, juntavam-se a Harada no trajeto.

Sua escola ficava na cidade principal de Asahikawa e a viagem durava cerca de 35 minutos. Durante o caminho, Harada estudava, lia ou escutava música.

Com apenas 3 horários de paradas na estação de Kyu-Shirataki, não era sempre que a estudante podia ficar com os amigos depois das atividades extracurriculares, geralmente,  tinha que correr para conseguir pegar o último trem para casa.

Até o último passageiro

Cartaz de despedida da estação Kyu-Shirataki

No dia 25 de março de 2016, aos 18 anos de idade, Kana Harada se formou no ensino médio e o propósito da estação também acabava.

Despedida Kyu-Shirataki

No dia 26 de março, a estação foi fechada permanentemente. Na época, a estudante japonesa afirmou que a estação fez parte de sua vida durante três anos e estava triste em pensar que ela não existiria mais.

Moradores da região se despediram com sensação de nostalgia e tristeza. Por causa da repercussão da notícia com a história de Kana Harada, a imprensa estava presente também.

Kyu-Shirataki

Uma cerimônia foi feita, com direito a faixa de despedida e distribuição de batata-doce e leite quente.

Inauguração de trem-bala em Hokkaido

Em 2016, foi inaugurado o primeiro trem-bala que liga Hokkaido, com a ilha principal do Japão, e as passagens, foram vendidas rapidamente.

Apesar dos avanços tecnológicos, as pessoas ainda são bem ligadas a memória e tradição das linhas férreas tradicionais do país.

Por isso, o fechamento da estação foi um evento nostálgico e triste.

Kana Harada esperando trem

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link