Há tempos, a comunidade nikkei do Brasil espera ansiosamente pela liberação do visto de longa permanência para yonsei (quarta geração de descendentes nikkeis). A recente notícia sobre este tema causou bastante alvoroço.
O Ministério da Justiça do Japão definiu as normas básicas para a concessão de visto para yonsei. No entanto, as regras surpreendentemente rígidas decepcionaram muitas pessoas.
Leia também:
- Visto para Yonsei: Verdades e mentiras para a vinda da 4ª geração ao Japão!
- Visto para o Japão: um guia básico e prático
Critérios
De acordo com o novo sistema de visto para este público, os seguintes critérios foram divulgados:
- O descendente de quarta geração não poderá levar o seu cônjuge, nem os seus filhos ao Japão.
- Os vistos só serão concedidos aos yonseis de 18 a 30 anos de idade.
- O requerente terá que ser aprovado em um teste de proficiência da língua japonesa, equivalente ao N4 (yon-kyu) da Avaliação da Proficiência da Língua Japonesa (Nihongo Kentei). O Nível 4 corresponde a capacidade de manter uma conversação básica e simples da língua japonesa para o dia-a-dia.
- Para requerer a renovação do visto, o mesmo terá que ser aprovado no teste de proficiência da língua japonesa, equivalente ao N3 (san-kyu), que já requer uma capacidade de expressão mais complexa para a conversação utilizada no cotidiano.
O sistema proposto é o working holiday, onde se obtém a permanência enquanto trabalha. O visto terá o status de Tokutei Katsudō (atividades específicas), permitindo ao portador do visto, trabalhar no Japão sem restrições de número de horas por semana ou tipo de serviço. A princípio, serão concedidos apenas mil vistos por ano.
Antes da definição do texto final do novo sistema e do início da implementação, o governo levará a nova medida ao conhecimento público para avaliar a reação popular e ouvir propostas que poderão mudar a configuração original. Só então, será decidido a partir de quando estas normas entrarão em vigor.
Atual situação do visto para yonsei
De acordo com a atual lei de imigração, o visto de trabalho para descendentes de japoneses só é liberado até a terceira geração. O yonsei só tem visto garantido para permanência no Japão enquanto for dependente dos pais que estiverem com visto de longa permanência e tiver até 16 anos.
Mas, aqueles que completam a maioridade no Japão, conseguem ter o visto de trabalho e renovar normalmente. No entanto, caso retornem ao Brasil e o visto vencer, não podem mais voltar ao Japão a trabalho.
Reação da comunidade nikkei no Brasil
A comunidade nikkei no Brasil recebeu esta notícia com certa decepção. Muitos yonseis não esperavam tantas restrições nos requisitos, já que o Japão sofre cada vez mais da escassez de mão de obra.
Além disso, o número de concessões foi considerado extremamente pequeno em relação à grande demanda. Os descendentes da quarta geração chegam a 159 mil pessoas no Brasil.
Os yonseis possuíam muitas expectativas de que o Japão concedesse vistos de longa permanência nos mesmos moldes que é conferido aos nisseis e sanseis.
Mas, já que nada está completamente estabelecido, as recomendações são de que os brasileiros aguardem a definição.
Qual é a sua opinião?