Os grupos J-Pop mais populares

No Japão, existem diversos grupos de música pop japonesa (conhecidos como J-pop). Não importa se você é fã de músicas eletrônicas, R&B, baladas românticas ou heavy metal. Existem bandas para todos os gostos! Aqui estão alguns dos grupos J-pop mais populares atualmente no país.

1 – Deadlift Lolita

Somente no Japão, uma banda como o Deadlift Lolita existe e prospera. O grupo é composto pelo inusitado Ladybeard (Richard Magarey) – fisiculturista australiano, lutador de wrestler profissional, vocalista de metal – e pela Reika Saiki – lutadora profissional, fisiculturista e vocalista J-pop.

O grupo surgiu depois que Ladybeard deixou seu grupo anterior Ladybaby em 2016 por razões atualmente desconhecidas. Com isso, o Deadlift Lolita foi criado no início de 2017.

A dupla canta sob o gênero Kawaii Metal, também conhecido como Idol Metal, que trata-se de uma mistura de heavy metal e pop fofo. As letras das músicas da dupla geralmente giram em torno dos temas: fofura, músculos e energia.

Deadlift Lolita é excêntrico e espalhafatoso, mas vem chamando atenção e fazendo sucesso nacional e internacionalmente. Se você ainda não conhece, veja o vídeo a seguir:

2 – Exile the Second

Exile the Second, também conhecido simplesmente como The Second, é formado por ex-membros da banda Exile (19 membros) que se dissolveu em 2001. O grupo formado em 2012 é composto por Kenchi, Keiji, Tetsuya, Nesmith, Shokichi e Akira. Neste ano, o grupo lançou a música Summer Lover.

3 – Perfume

Criado em 2000 e originário de Hiroshima, o Perfume tornou-se um ícone cultural no Japão. O grupo J-pop composto por três integrantes – Ayano Ōmoto (Nochhi), Yuka Kashino (Kashiyuka) e Ayaka Nishiwaki (A-chan) – foi formado enquanto elas frequentavam a academia de talentos da Actors School Hiroshima. Agora, mesmo após 17 anos, o grupo continua fazendo sucesso.

A longevidade da banda pode ser atribuída à sua capacidade de sempre criar uma nova abordagem para o pop, incorporando perfeitamente alguns subgêneros musicais como o dancesynthpop (techno-pop), bubblegum poptechnohouse music em suas músicas.

4 – Lead

Lead é um grupo de hip-hop pop japonês, formado pelo trio Shinya Taniuchi, Akira Kagimoto e Keita Furuya.

Hiroki Nakadoi (antigo membro), Shinya Taniuchi e Akira Kagimoto frequentavam o “Caless Vocal and Dance School” em Osaka e tornaram-se bons amigos. Em março de 2002, eles começaram a fazer shows de rua ao vivo sob o nome “Remix“. Mais tarde, recrutaram um quarto membro e, em maio de 2002, o grupo passou a se chamar “Lead“.

Em julho de 2002, o grupo realizou uma performance de rua ao vivo no Osaka Castle Park, com a presença de 7.000 espectadores. Em seguida, os membros lançaram o primeiro single Manatsu no Magic (Mid Summer Magic)” em 31 de julho de 2002. Mesmo com a saída de Hiroki Nakadoi, o grupo continuou a acumular fãs em todo o país graças ao seu desempenho cheio de energia e à combinação perfeita do pop-rap.

5 – AKB48

Provavelmente, o grupo mais famoso de J-Pop do Japão e, definitivamente, o maior do mundo com 125 membros, divididos em várias equipes.

AKB48 (derivado de Akihabara 48) é um grupo de garotas formado em julho de 2005, pelo produtor e compositor Yasushi Akimoto. Seu desejo era formar um grupo em que os fãs pudessem ter contato, ao invés de apenas vê-las na televisão ou em shows.

Elas se apresentam diariamente e o conjunto é dividido em times para que possam realizar shows e eventos simultaneamente. AKB48 é um verdadeiro fenômeno no Japão, com fãs de todas as idades.

6 – Nogizaka46

Nogizaka46 é outro grupo de garotas produzido por Yasushi Akimoto, considerado como o rival oficial do grupo AKB48. O nome foi escolhido por causa do SME Nogizaka Building, onde está localizado o escritório da Sony Music do Japão.

Os membros da primeira geração foram anunciados em 21 de agosto de 2011. O primeiro single do grupo, “Guru Guru Curtain“, foi lançado em 15 de fevereiro de 2012.

 

Leia também:

7 – Babymetal

Babymetal é um grupo japonês dos gêneros J-pop e metal composto por Suzuka Nakamoto (Su-metal), Yui Mizuno (yui-metal) e Moa Kikushi (Moa-metal). O conjunto foi formado em 28 de novembro de 2010, como um subgrupo do grupo idol Sakura Gakuin.

O single de estreia chamado “Doki Doki Morning” foi lançado em 2011 e ganhou uma grande repercussão na época. O seu conceito é a fusão dos gêneros musicais heavy metal e idol, conhecido como Idol Metal. O trio é considerado como responsável por difundir este estilo de música no cenário mundial.

8 – Suchmos

Com influências de vários gêneros, os Suchmos são um pouco mais difíceis de serem classificados. Mas, com certeza, eles mergulham no mundo J-pop. O nome da banda é inspirado no apelido do músico de jazz Louis Armstrong, “Satchmo”. O grupo se formou em 2013 e desde então lançou dois álbuns trazendo inspirações ocidentais do rock, blues e funk para o mundo do J-Pop.

9 – FEMM

FEMM é composta pela atriz e cantora japonesa-americana Emily Kaiho e pela idol japonesa Hiro Todo, desde 2013. Esta dupla é influencia pelos gêneros electro-pop, electronic dance music, pop techno.

FEMM é um projeto de música que retrata “manequins da vida real”. Neste contexto, Emily Kaiho e Hiro Todo são líderes do FEMM Agency Syndicate, uma agência fictícia que apoia a independência e os direitos dos manequins (hipoteticamente sua fãs).

Seu singleFxxk Boyz Get Money“, de 2014, ganhou muitos elogios e com a crescente popularidade, elas ganharam fãs de todo o mundo.

10 – Faky

Faky é um grupo formado por quatro garotas japonesas. Embora tenha sido composto apenas em 2013, o grupo já perdeu dois membros, ganhou uma nova integrante, passou por um período de hiato e retornou. Mesmo com estes fatos, elas conseguiram acumular fãs em todo o mundo graças, em grande parte, ao seu som que possui influências internacionais. Atualmente, o grupo é composto por Anna, Lil ‘Fang, Mikako e Akina.

 

E, para você, qual é o melhor grupo J-pop deste ano?

Fonte: The Culture Trip, Fast Japan, YouTube

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link