O Japão, é um país marcado pelos terremotos, o arquipélago está localizado entre as placas tectônicas Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico.
Quando uma se movimenta, inevitavelmente, entra em atrito com outra, afinal, são as placas tectônicas que dão sustentação a superfície terrestre.
Os terremotos podem causar grandes destruições, provocar tsunamis e erupções vulcânicas. Em 2011, no Japão, um terremoto ultrapassou a força de 15 mil bombas atômicas.
São registrados cerca de 1,500 abalos sísmicos por ano no Japão, alguns mais intensos, outros menos, nesse post, você aprenderá como agir e se proteger.
Mantenha-se calmo
Pode parecer óbvio, mas falar é mais fácil do que fazer. Para quem nunca passou por um terremoto, tente imaginar como é sentir o chão sacudir, com força suficiente a ponto de você não conseguir se manter em pé.
No Japão, a população se prepara e participa de diversas simulações e treinamentos, para saber como agir, onde ir e conseguir pensar com clareza.
Leia também:
- Filmes mostram áreas abandonadas de Fukushima recuperadas pelo desastre 7 anos depois do desastre
- Japão tem parques temáticos para experenciar desastres naturais
Procure um local seguro
Se estiver na rua
Se estiver no meio da rua, corra para um local aberto e seguro, como parques e escadas. Proteja-se de objetos em queda, tome cuidado com prédios e construções antigas que possam cair.
Caso não consiga ir para um local aberto, entre em um edifício novo. A maior parte das construções japonesas contam com sistema de resistência a terremotos.
Se estiver em estações e trens
Dentro de estações, é preciso ter cuidado com objetos em queda, ficar perto de pilares de sustentação e longe da plataforma, para não cair. Mantenha-se agachado até que o tremor pare.
Dentro de um trem, a situação pode ser um pouco mais complicada, pois, as pessoas podem estar sentadas ou em pé.
Se estiver sentado, proteja a cabeça com uma bolsa ou mochila. Se estiver em pé, esteja atento as pessoas ao seu redor, para não machucá-las, abaixe-se e aguarde o tremor passar.
Dentro de casa ou apartamento
Não saia de onde você estiver para ir a um lugar aberto, tentar sair pode aumentar drasticamente a possibilidade de você se machucar.
Porém, uma medida importante é manter a porta de saída aberta. Mantenha a calma e desligue o gás, fogão e aquecedores
Se sentir um tremor, procure ficar embaixo de uma mesa ou um local que o batente não ceda.
Proteja a cabeça e aguarde o terremoto acabar. Quando evacuar, cuidado com objetos em queda e cacos de vidro. Fique longe de janelas.
Lojas e comércios
Como na estação de trem, busque ficar próximo aos pilares de sustentação, proteja a cabeça de objetos e prateleiras em queda.
É importante ressaltar que objetos em queda causam muitas vítimas em terremotos, por isso, proteger a cabeça é tão importante.
Procure locais de evacuação
No Japão existem placas com instruções e rotas para evacuação. O caminho deve ser percorrido a pé.
Muitas estradas e avenidas possuem uma área de emergência para serem utilizadas. Há vários pontos de evacuação espalhadas por todo Japão, mantenha a calma e siga a orientação das autoridades.
Se conhecer mais algum procedimento de segurança, não deixe de comentar!