Saiba como agir em caso de terremoto no Japão

O Japão, é um país marcado pelos terremotos, o arquipélago está localizado entre as placas tectônicas Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico.

Quando uma se movimenta, inevitavelmente, entra em atrito com outra, afinal, são as placas tectônicas que dão sustentação a superfície terrestre.

Os terremotos podem causar grandes destruições, provocar tsunamis e erupções vulcânicas. Em 2011, no Japão, um terremoto ultrapassou a força de 15 mil bombas atômicas.

São registrados cerca de 1,500 abalos sísmicos por ano no Japão, alguns mais intensos, outros menos, nesse post, você aprenderá como agir e se proteger.

Mantenha-se calmo

Manter-se calmo no terremoto

Pode parecer óbvio, mas falar é mais fácil do que fazer. Para quem nunca passou por um terremoto, tente imaginar como é sentir o chão sacudir, com força suficiente a ponto de você não conseguir se manter em pé.

No Japão, a população se prepara e participa de diversas simulações e treinamentos, para saber como agir, onde ir e conseguir pensar com clareza.

Leia também:

Procure um local seguro

Se estiver na rua

Pessoas em escada no Japão - terremoto

Se estiver no meio da rua, corra para um local aberto e seguro, como parques e escadas. Proteja-se de objetos em queda, tome cuidado com prédios e construções antigas que possam cair.

Caso não consiga ir para um local aberto, entre em um edifício novo. A maior parte das construções japonesas contam com sistema de resistência a terremotos.

Se estiver em estações e trens

Japoneses se abrigando de terremoto

Dentro de estações, é preciso ter cuidado com objetos em queda, ficar perto de pilares de sustentação e longe da plataforma, para não cair. Mantenha-se agachado até que o tremor pare.

Dentro de um trem, a situação pode ser um pouco mais complicada, pois, as pessoas podem estar sentadas ou em pé.

Se estiver sentado, proteja a cabeça com uma bolsa ou mochila. Se estiver em pé, esteja atento as pessoas ao seu redor, para não machucá-las, abaixe-se e aguarde o tremor passar.

Dentro de casa ou apartamento

Não saia de onde você estiver para ir a um lugar aberto, tentar sair pode aumentar drasticamente a possibilidade de você se machucar.

Porém, uma medida importante é manter a porta de saída aberta. Mantenha a calma e desligue o gás, fogão e aquecedores

Se sentir um tremor, procure ficar embaixo de uma mesa ou um local que o batente não ceda.

Proteja a cabeça e aguarde o terremoto acabar. Quando evacuar, cuidado com objetos em queda e cacos de vidro. Fique longe de janelas.

Lojas e comércios

Como na estação de trem, busque ficar próximo aos pilares de sustentação, proteja a cabeça de objetos e prateleiras em queda.

É importante ressaltar que objetos em queda causam muitas vítimas em terremotos, por isso, proteger a cabeça é tão importante.

Procure locais de evacuação

Placa de evacuação terremotos

No Japão existem placas com instruções e rotas para evacuação. O caminho deve ser percorrido a pé.

Muitas estradas e avenidas possuem uma área de emergência para serem utilizadas. Há vários pontos de evacuação espalhadas por todo Japão, mantenha a calma e siga a orientação das autoridades.

Se conhecer mais algum procedimento de segurança, não deixe de comentar!

Comentários

Copy link