Soroban: Você sabe como funciona o ábaco japonês?

À primeira vista, o objeto retangular cheio de peças coloridas mais parece com um brinquedo. Mas, os adeptos desta “calculadora primitiva” asseguram: este instrumento é eficaz e traz muitos benefícios! Entenda um pouco mais sobre o soroban, a seguir.

O que é o soroban?

O soroban (そろばん), nome dado ao ábaco japonês, é um instrumento tradicional de cálculos matemáticos desenvolvido no Japão. Ele se originou a partir do suanpan (ábaco chinês), introduzido da China no final do século XVI.

soroban
(Crédito: Keyword Suggest)

Antigamente, saber manejar o soroban era uma habilidade essencial para os trabalhadores de escritório. Porém, com a popularização dos computadores e a proliferação das calculadores eletrônicas, a demanda pelo soroban diminuiu bastante. No entanto, ele ainda é utilizado no Japão, principalmente nas escolas japonesas, devido aos benefícios proporcionados por ele como concentração, agilidade mental e raciocínio lógico.

O ábaco japonês, que tem por objetivo realizar contas com agilidade e perfeição, permite efetuar operações como adição, subtração, divisão, multiplicação e extração de raízes quadrada e cúbica. É possível trabalhar com horas, minutos, segundos, conversão de pesos e medidas, operando com números inteiros, decimais e negativos.

Acostumados a utilizar as calculadoras eletrônicas, muitas pessoas olham com desconfiança a eficácia desse simples instrumentos japonês. Mas, ao entendermos um pouco sobre este tradicional objeto, descobrimos que ele é uma poderosa ferramenta matemática!

Como é o soroban?

O soroban consiste em uma moldura de madeira retangular com hastes verticais recheadas de contas deslizantes e uma barra divisória fixa horizontal. O ábaco japonês padrão usado atualmente possui 23 hastes com cinco esferas cada, um acima da barra e quatro abaixo.

soroban
(Crédito: Divulgação)

O soroban é composto pelas seguintes partes:

soroban partes
(Crédito: Divulgação)
  • Waku (frame): moldura do soroban.
  • Hari (beam): barra divisória fixa horizontal que divide o soroban entre a parte superior e a inferior.
  • Teiiten (dots – Unit Points): ponto de referência, indica a ordem das unidades de cada classe.
  • Keta (column rods): haste de bambu, por onde as contas (tama) deslizam.
  • Godama (heaven bead): contas da parte superior. O valor de cada uma é cinco.
  • Ichidama (earth beads): contas da parte inferior. O valor de cada uma é um.

Como calcular no soroban?

soroban
(Crédito: Divulgação)

O ábaco japonês realiza cálculos baseados no sistema decimal. Cada haste vertical representa uma unidade, dezena, centena e assim por diante. O soroban é lido da esquerda para a direita.

Cada haste, por sua vez, contém duas partes. As contas superiores valem “5”, enquanto cada esfera inferior vale “1”. Para ler o soroban, você só olha as contas que foram empurradas para o meio do ábaco.

Quando nenhuma das contas está encostada na barra divisória fixa horizontal, o soroban está “zerado”. Quando movimentamos uma conta da parte inferior para cima, temos o número 1. Ao movermos mais uma peça, temos o número 2, e assim por diante. Para representarmos o 5, basta mover uma conta da parte superior. Já, para formar o número 6 (5+1), deve-se mover a esfera superior para baixo e empurrar uma peça inferior para cima.

Veja o diagrama a seguir para facilitar o entendimento:

números soroban
(Crédito: Ginástica do Cérebro)

Se essa explicação ficou difícil de entender, você pode tentar acompanhar o vídeo abaixo (áudio em inglês).

Como adicionar:

Como subtrair:

O poder do soroban

 

Os especialistas afirmam que depois de dois ou três anos, os praticantes de soroban conseguem fazer os cálculos de forma totalmente mental e sem o uso do instrumento. Isso se chama “anzan soroban” (暗算 な ざ ん そ ろ ば ん) ou soroban mental.

As pessoas que já dominam o anzan soroban, conseguem visualizar o instrumento em sua mente. Se você assistir alguém calculando desta forma, muitas vezes, você verá seus dedos mexendo como se estivessem movimentando as contas do ábaco.

Isso já é bastante extraordinário. Mas, a forma mais impressionante de anzan soroban é ainda mais surpreendente! Trata-se do “flash anzan“, em que 15 números entre 100 e 999 são exibidos em uma tela. O desafio é memorizá-los e resolver a conta mentalmente e de forma rápida.

Assista a este vídeo de crianças que jogam shiritori (um jogo de palavras), fazendo flash anzan ao mesmo tempo:

No Japão existem até campeonatos de soroban, onde milhares de crianças, jovens e adultos participam anualmente.

Benefícios

Ter uma representação física dos números e ver as contas em movimento, tornam o uso de um ábaco mais fácil e mais divertido para as crianças. Além de que, este instrumento facilita a compreensão e o aprendizado de processos matemáticos complexos.

Ademais, a prática do soroban desenvolve inúmeras habilidades como: concentração, memorização, cálculo mental, desenvoltura para operações matemáticas, coordenação motora, raciocínio lógico, disciplina e agilidade.

Leia também:

Onde aprender

soroban
(Crédito: matome.ishido)

Aprender a utilizar o ábaco requer paciência e treino. Mas, depois de dominada a técnica, chamada de shuzan (珠算), seu uso torna-se mais ágil do que o de uma calculadora.

Existem escolas de soroban no Japão e, em menor número, também em outros países. Mas, graças à Internet, todos têm a chance de aprender através de vídeos e textos online. Você pode tentar usando este soroban virtual.

Você também pode comprar um instrumento deste em lojas on-line. (Tenha cuidado para não comprar o ábaco chinês, se quiser aprender a usar o soroban). Que tal, tentar aprender?

Alguém de vocês sabe operar um soroban?

Fonte: wasa-bi, tofugu, Japan Woodworker

soroban
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link