Diariamente passamos por situações estressantes. Agenda cheia, trânsito, contas a pagar, problemas familiares, aborrecimento nos relacionamentos amorosos, dúvidas quanto ao futuro.
Em certa medida, o estresse é normal e, até mesmo, necessário. No entanto, em quantidade excessiva, ele pode trazer impactos bastante negativos para a vida pessoal e para a saúde física e mental.
Leia também:
- Morte por trabalho excessivo é conhecido como karoshi no Japão
- 5 coisas que os japoneses fazem para se sentirem mais felizes
- Hara Hachi Bu: aprenda a comer como os japoneses de Okinawa e se mantenha saudável
Felizmente, existem muitas práticas que podem ser realizadas para combater o estresse e a ansiedade. O exercício regular, a yoga e as massagens são alguma delas.
Entretanto, neste post, iremos sugerir uma antiga técnica japonesa de auto-relaxamento. Você pode praticá-lo em qualquer lugar e levará apenas 5 minutos do seu tempo.
Esta terapia é capaz de restabelecer o equilíbrio energético do corpo aliviando as dores físicas e emocionais. Veja mais sobre esta prática a seguir:
Técnica para aliviar o estresse pressionando os dedos das mãos
Para praticar a técnica, é importante entender que cada um dos dedos da mão está associado a um sentimento ou a uma atitude diferente. Desta forma, cada dedo em particular age contra algum problema:
- Polegar: ajuda a afastar emoções como preocupação e ansiedade.
- Indicador: ajuda a superar os medos.
- Médio: ajuda a controlar a raiva, a ira e a indignação.
- Anelar: ajuda a combater a tristeza e a depressão. Também ajuda na tomada de decisões.
- Mínimo: ajuda a aliviar o estresse e aumenta o otimismo e a auto-estima.
Para executar a técnica, devemos prender cada um dos dedos com a mão contrária, exercendo uma pressão neles e, assim, trabalhar com a emoção que desejamos eliminar. Segure cada dedo por um minuto. Você saberá que está funcionando quando sentir as pulsações.
Para ajudar ainda mais no relaxamento, aplique uma ligeira pressão no centro da palma da mão com o polegar oposto. Mantenha-o dessa forma por pelo menos um minuto.
Para ver essas etapas em ação, confira o vídeo:
A explicação para essa técnica está baseada no fato de que as mãos estão conectadas com o cérebro – especificamente à área responsável pelas emoções. Esta prática é baseada em uma terapia japonesa chamada “Jin Shin Jyutsu“.
“Jin Shin Jyutsu”: livre-se da dor no corpo com a pressão dos dedos
O “Jin Shin Jyutsu” é um antigo método de cura japonês que ajuda a equilibrar os órgãos e as emoções graças aos pontos de estimulação nas mãos. Esta prática baseia-se no princípio de que cada dedo está associado a um órgão que corresponde a certas emoções. Segundo a cultura nipônica, cada parte do corpo está relacionado a um determinado universo emocional.
De acordo com esta técnica, o toque manual é suficiente para ativar as conexões entre os pontos de energia da extremidade com o órgão correspondente. Da mesma forma como fizemos para aliviar o estresse, ao aplicar pressão em um dedo em particular, é possível amenizar as dores físicas. Veja como os órgãos e os dedos estão interligados:
- Polegar: influencia o baço e o estômago. Os sintomas físicos associados são dores abdominais, dores de cabeça e problemas de pele.
- Indicador: influencia a bexiga e os rins. Os sintomas físicos associados são dores musculares, problemas digestivos e dor de dente.
- Médio: influencia o fígado e a vesícula biliar. Os sintomas físicos associados são dores menstruais, problemas circulatórios, problemas com a visão, enxaqueca e exaustão.
- Anelar: influencia os pulmões e o cólon.Os sintomas físicos associados são problemas no sistema respiratório, doenças de pele e problemas com a digestão.
- Mínimo: influencia o intestino delgado e o coração. Os sintomas físicos associados são dor de garganta, problemas cardíacos, problemas ósseos e inchaço no estômago.
Apesar desse método não curar doenças e não eliminar o estresse, ela é uma ferramenta muito útil para proporcionar um alívio momentâneo. Que tal experimentar esta técnica japonesa para aliviar o estresse?
Se você já tentou, o que achou dela?
Fonte: Bright Side, Step to Health, Health Awareness Community, amenteemaravilhosa