Estressado? Experimente esta técnica japonesa para relaxar em 5 minutos!

Diariamente passamos por situações estressantes. Agenda cheia, trânsito, contas a pagar, problemas familiares, aborrecimento nos relacionamentos amorosos, dúvidas quanto ao futuro.

estresse
(Crédito: Divulgação)

Em certa medida, o estresse é normal e, até mesmo, necessário. No entanto, em quantidade excessiva, ele pode trazer impactos bastante negativos para a vida pessoal e para a saúde física e mental.

Leia também:

Felizmente, existem muitas práticas que podem ser realizadas para combater o estresse e a ansiedade. O exercício regular, a yoga e as massagens são alguma delas.

Entretanto, neste post, iremos sugerir uma antiga técnica japonesa de auto-relaxamento. Você pode praticá-lo em qualquer lugar e levará apenas 5 minutos do seu tempo.

Esta terapia é capaz de restabelecer o equilíbrio energético do corpo aliviando as dores físicas e emocionais. Veja mais sobre esta prática a seguir:

Técnica para aliviar o estresse pressionando os dedos das mãos

Para praticar a técnica, é importante entender que cada um dos dedos da mão está associado a um sentimento ou a uma atitude diferente. Desta forma, cada dedo em particular age contra algum problema:

  • Polegar: ajuda a afastar emoções como preocupação e ansiedade.
  • Indicador: ajuda a superar os medos.
  • Médio: ajuda a controlar a raiva, a ira e a indignação.
  • Anelar: ajuda a combater a tristeza e a depressão. Também ajuda na tomada de decisões.
  • Mínimo: ajuda a aliviar o estresse e aumenta o otimismo e a auto-estima.
ténica japonesa
(Crédito: Bright Side)

Para executar a técnica, devemos prender cada um dos dedos com a mão contrária, exercendo uma pressão neles e, assim, trabalhar com a emoção que desejamos eliminar. Segure cada dedo por um minuto. Você saberá que está funcionando quando sentir as pulsações.

técnica japonesa
(Crédito: Bright Side)

Para ajudar ainda mais no relaxamento, aplique uma ligeira pressão no centro da palma da mão com o polegar oposto. Mantenha-o dessa forma por pelo menos um minuto.

Para ver essas etapas em ação, confira o vídeo:

 

A explicação para essa técnica está baseada no fato de que as mãos estão conectadas com o cérebro – especificamente à área responsável pelas emoções. Esta prática é baseada em uma terapia japonesa chamada “Jin Shin Jyutsu“.

“Jin Shin Jyutsu”: livre-se da dor no corpo com a pressão dos dedos

O “Jin Shin Jyutsu” é um antigo método de cura japonês que ajuda a equilibrar os órgãos e as emoções graças aos pontos de estimulação nas mãos. Esta prática baseia-se no princípio de que cada dedo está associado a um órgão que corresponde a certas emoções. Segundo a cultura nipônica, cada parte do corpo está relacionado a um determinado universo emocional.

De acordo com esta técnica, o toque manual é suficiente para ativar as conexões entre os pontos de energia da extremidade com o órgão correspondente. Da mesma forma como fizemos para aliviar o estresse, ao aplicar pressão em um dedo em particular, é possível amenizar as dores físicas. Veja como os órgãos e os dedos estão interligados:

  • Polegar: influencia o baço e o estômago. Os sintomas físicos associados são dores abdominais, dores de cabeça e problemas de pele.
  • Indicador: influencia a bexiga e os rins. Os sintomas físicos associados são dores musculares, problemas digestivos e dor de dente.
  • Médio: influencia o fígado e a vesícula biliar. Os sintomas físicos associados são dores menstruais, problemas circulatórios, problemas com a visão, enxaqueca e exaustão.
  • Anelar: influencia os pulmões e o cólon.Os sintomas físicos associados são problemas no sistema respiratório, doenças de pele e problemas com a digestão.
  • Mínimo: influencia o intestino delgado e o coração. Os sintomas físicos associados são dor de garganta, problemas cardíacos, problemas ósseos e inchaço no estômago.
jin-shin-jyutsu
(Crédito: Health Awareness Community)

Apesar desse método não curar doenças e não eliminar o estresse, ela é uma ferramenta muito útil para proporcionar um alívio momentâneo. Que tal experimentar esta técnica japonesa para aliviar o estresse?

Se você já tentou, o que achou dela?

Fonte: Bright Side, Step to Health, Health Awareness Communityamenteemaravilhosa

Comentários

Copy link