O Japão é cheio de regras de etiqueta, isso é de conhecimento geral, porém, culturamente, existem algumas coisas que não é interpretado como rude ao fazê-las. Confira!
1. Gritar no restaurante
Claro, isso não quer dizer, que sair gritando qualquer coisa pode ser considerado legal. Mas, ao chamar o garçom, pode-se dizer em voz alta: sumimasen. Ao fazer isso em restaurantes, um funcionário, logo atenderá seu pedido.
2. Empurrar no trem
Os metrôs nas cidades grandes podem ser bem lotados. Inclusive, existe um funcionário para empurrar as pessoas no vagão do trem, com o objetivo de ajudar todos a entrar, nos horários de pico.
3. Não dar gorjeta
No Brasil é muito comum dar gorjetas e pode ser considerado rude não fazê-lo. No Japão é ao contrário. Tentar agradar alguém com ofertas de dinheiro, é considerado falta de educação, e insistir, mais.
Leia também:
- 16 regras de etiqueta que você deve conhecer antes de ir para o Japão
- Etiqueta no Japão: como comprar e pagar
4. Não segurar portas
Desde crianças, somos ensinados a ter atos de educação, como segurar portas, seja para conhecidos ou desconhecidos. No Japão, essa regra de educação não faz parte da cultura.
5. Não ser totalmente sincero
Existe uma regra para evitar conflitos, chamada Honne Tatemae, onde a opnião verdadeira, se for causar algum constrangimento ou brigas, é escondido e evitado.
Algumas pessoas, podem pensar que é falsidade não dizer, verdadeiramente, o que se passa pela cabeça. Porém, no Japão a cultura é outra.
6. Comer sushi com as mãos
É perfeitamente aceito comer o sushi com as mãos no Japão. Os restaurantes fornecem uma pequena toalha para limpeza das mãos.
7. Fazer barulho ao comer ramen
O ato de sugar o ramen, fazendo barulho é totalmente aceito. É uma das formas de poder comer a massa quente, quanto maior for o barulho, melhor a técnica é aplicada.
O que vocês acharam?
Fonte: Japan Talk