Apesar de existir uma variedade de tipos de apartamentos no Japão, algumas características são comuns e incomuns para quem está acostumado ao estilo ocidental. Confira cinco características do apartamento japonês.
1. Genkan
Genkan é um tipo de entrada nos apartamentos japoneses, é nesse local que você deve colocar seus sapatos antes de entrar. Todo apartamento ou casa japonesa possui um, já que não deve-se entrar de sapatos dentro de casa no Japão.
Os apartamentos japoneses modernos são bem compactos, geralmente com 4 cômodos embutidos, uma cozinha e uma sala/quarto integradas e um banheiro. As casas tradicionais existem, mas o valor é bem caro.
2. Cozinhas pequenas
As cozinhas dos apartamentos japoneses, tendem causar estranhamento em estrangeiros. Muitos estão acostumados com as típicas cozinhas do ocidente, geralmente grandes e espaçosas, se adaptar a cozinhas funcionais pode ser um problema.
A maioria das cozinhas possui um fogão elétrico de duas bocas, não há espaço para forno e panelas e grelhas elétricas são populares.
Leia também:
- 10 elementos de uma casa tradicional japonesa
- 10 itens necessários para alugar um apartamento no Japão
3. Paredes finas
As paredes dos apartamentos no Japão são realmente finas, é preciso ter atenção redobrada com o barulho, o povo japonês é silencioso e respeitoso com o espaço do próximo.
4. Banheiros
Nos novos apartamentos do Japão, os banheiros são tecnológicos e cheio de funções, possuem aquecedor de assento, vários tipos de jatos, opções de descarga e até dispositivos sonoros para disfarçar barulhos.
Foi descoberto que a maioria dos japoneses, acionava a descarga 3 a 4 vezes a cada ida ao banheiro, tudo para disfarçar possíveis sons. Como os apartamentos novos possuem paredes finas, ir ao banheiro pode ser constrangedor.
5. Falta de sistema de aquecimento
O verão japonês é bem quente e úmido e os apartamentos são planejados com técnicas de resfriamento, isso se torna um problema no inverno, pois a grande maioria não possui sistema de aquecimento.
Para contornar o problema, muitos optam por comprar um ar condicionado portátil, um investimento consideravelmente alto.
Com claras diferenças dos típicos apartamentos ocidentais, para alguns a adaptação pode ser mais dolorosa, para outros não. De qualquer forma, a experiência de viver no Japão é rica em todos os aspectos.
Já morou no Japão? O que você mais gostava nos apartamentos japoneses?