As mensagens alertaram aos moradores para não tocarem em partes do míssil se fossem encontradas e o primeiro ministro se pronunciou.
Saiba todos os detalhes sobre este recente disparo de míssil sobre o Japão!
Leia também:
Míssil sobre o Japão
A Coreia do Norte disparou um míssil a partir de sua capital Pyongyang, às 6:57 da manhã desta sexta-feira. Em uma trajetória que atravessou a ilha ao norte, em Hokkaido, antes de pousar no Oceano Pacífico a 2.000 quilômetros.
Assim como na manhã do dia 29 de agosto, os residentes da região de Tohoku foram acordados pelos alertas. O J-Alert foi enviado para os municípios locais e telefones celulares da área próxima.
O alerta de emergência abaixo, que foi enviado três minutos após o lançamento, diz: “Um míssil foi lançado. Um míssil foi lançado. Parece ser um míssil lançado da Coreia do Norte. Refugie dentro de um prédio ou no subterrâneo.”
#northkorea launched another #missile. Hearing the sirens out here in #niigata #japan. Thanks for the heads up, J-alert pic.twitter.com/Yd459DPfw8
— Michael Bosack (@MikeBosack) September 14, 2017
Os avisos também foram transmitidos pela televisão, com as regiões de Hokkaido e Tohoku mostradas em amarelo.
Another missile launch from #NorthKorea. Japan's emergency alert system warning residents to take shelter right now. pic.twitter.com/sSq8t7MWm4
— Alejandro Alvarez ???????? (@aletweetsnews) September 14, 2017
Este alerta emitido em Rokkasho, na Prefeitura de Aomori de Tohoku, utilizou a sirene J-Alert, antes de anunciar que o míssil havia passado por Hokkaido em direção ao Oceano Pacífico.
This was the alert in Rokkasho, Japan. #NorthKorea #missiles pic.twitter.com/M7QB6mnKMr
— Rebecca Hertle (@rebeccahertle) September 14, 2017
As mensagens pediram aos residentes que se afastassem das partes do míssil se fossem encontrados e pediam que alertassem a polícia e as autoridades.
NHK warning that if you find parts of missile that dropped as it flew over do not approach pic.twitter.com/iFHnkYMTNI
— Joseph Tame (@tamegoeswild) September 14, 2017
De acordo com a emissora pública NHK, o governo japonês emitiu informações sobre o míssil norte-coreano cinco vezes durante sua trajetória de aproximadamente 25 minutos. Usando tanto o sistema de alerta J-Alert quanto o sistema de informações de emergência da Em-Net, instalados em algumas instituições governamentais, como agências de notícias e sistemas de transporte público.
As mensagens de alerta
Um minuto após o lançamento, o sistema Em-Net foi inicialmente usado para informar os governos municipais em todo o país que: “Às 6:57, um míssil foi lançado da costa oeste da Coreia do Norte para a região de Tohoku”.
Após o alerta enviado aos residentes dos arredores, imediatamente, o sistema J-Alert foi usado para informar as pessoas que: “O míssil anterior passou da região de Hokkaido para a região do Pacífico”, às 7:07 da manhã.
Um minuto depois, às 7h08, a Em-Net enviou esta atualização: “O míssil disparado da Coreia do Norte parece ter passado de Hokkaido, indo para o Oceano Pacífico às 7h06.
Às 7h25, a Em-Net anunciou que: “A Coreia do Norte disparou um míssil para o leste, a partir da costa oeste, entrando no território do nosso país às 7h04 e pousando na água a 2.000 quilômetros de Cape Erimo às 7h16.”
Trajetórias parecidas
O caminho deste míssil foi semelhante ao que passou no mês passado. Só que esta vez viajou mais alto, a uma altura de 770 quilômetros, em oposição a 550 quilômetros do anterior.
O míssil caiu no Oceano Pacífico a 2.000 quilômetros a leste do Japão. Enquanto que o míssil do mês passado caiu, em águas, a uma distância de aproximadamente 1.180 quilômetros.
Media here in #Japan reporting new #missile path over the country. #NorthKorea pic.twitter.com/kQPZCvG1XF
— Chris Bartlett (@BartlettChrisJ) September 14, 2017
Pronunciamento do primeiro-ministro
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apareceu na televisão após o evento desta manhã. Ele solicitou uma reunião de emergência com o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Disse também que a paz global mais uma vez foi ameaçada pelas repetidas provocações da Coreia do Norte.
O lançamento deste míssil ocorreu poucos dias depois que a Coreia do Norte foi atingida com sanções mais duras, aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 12 de setembro.
Falando à imprensa, Abe disse: “Se a Coreia do Norte continuar neste caminho, não haverá um futuro brilhante. Eles precisam entender isso. Sob a forte aliança Japão-EUA, continuaremos com todos os esforços para garantir a segurança dos japoneses”.
Fontes: SoraNews24, NHK, Sankei News, TBS News
Imagem em destaque: Twitter/OonaMcGee