Saiba o que é o Happy Monday no Japão

Nós já falamos aqui do Karo-shi (過 労 死 か ろ う し), que é a morte por excesso de trabalho, principalmente entre os trabalhadores japoneses assalariados.

Nem todos os japoneses colocam sua saúde em jogo pelo excesso de trabalho, mas é fato que muitas pessoas fazem horas extras e passam os feriados trabalhado.

Muitos acreditam que essa é uma das causas do elevado número de suicídios no país. Por isso, esse foi um dos fatores que levaram o Japão a adotar o sistema “happy monday”.

Saiba o que significa este termo!

Leia também:

Happy Monday

Uma maneira de amenizar a elevada taxa de suicídio no país foi introduzir o sistema Happy Monday (ハ ッ ピ ー マ ン デ ー 制度 Happī Mandē Seido).

Este sistema, criado em 1998, transferiu alguns feriados para as segundas-feiras, deixando o fim de semana mais longo e tornando a semana de trabalho de mais curta.

Assim acontece com o Dia da Maioridade (成人 の 日 Seijin no Hi), que é celebrado, todos os anos, na 2ª segunda-feira de janeiro, e com o Dia do Mar (海 の 日 Umi no Hi), na 3ª segunda-feira de julho.

Na terceira segunda-feira de setembro é comemorado o Dia do Respeito ao Idoso (敬老 の 日 Keirō no Hi), e em outubro, na 2ª segunda-feira acontece o Dia de Saúde e dos Esportes (简育 の 日 Taiiku no Hi).

O sistema Happy Monday também tem como objetivo aumentar o fluxo de turismo doméstico no Japão. Possibilitando que a população viaje no fim de semana prolongado.

Desta forma, as pessoas podem sair para viagem na noite de sexta-feira e retornar na tarde ou noite de segunda-feira, podendo curtir um dia a mais de descanso.

Feriados de segunda-feira

Quem já havia se perguntado porque tantos feriados no Japão caem de segunda-feira, agora já conhecem a explicação.

No entanto, este sistema de feriados nacionais não é exclusivo do Japão. Os EUA já adotaram um sistema semelhante no ano de 1971, chamado de Uniform Monday Holiday Act.

O que você acha de todos os feriados caírem na segunda-feira? Você aprova este sistema? Deixe seu comentário!

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link