O shinkansen é considerado um dos trens mais rápidos do mundo, pois percorre 200 quilômetros em apenas 1 hora, além disso, é extremamente pontual no Japão.
Mas o que chama a atenção é a eficiência da equipe de limpeza do trem-bala quando ele chega a estação final em Tóquio.
Equipe de limpeza Tessei
A equipe Tessei é conhecida no Japão como “milagre dos sete minutos”. Afinal, eles fazem a limpeza dos trens em incríveis sete minutos.
Esse é o tempo para deixar todos os vagões disponíveis para a próxima viagem. Cada um possui em média 100 lugares.
Leia também
Todos os lugares são revistados para verificar itens esquecidos e cada um é higienizado. Todas as bandejas são limpas, proteções de janelas são levantadas, o chão é limpo e as cadeiras mudam de posição para ficar de frente para os passageiros.
Cada funcionário limpa 20 vagões por turno em um trabalho de extrema eficiência e rapidez. Ao terminar o serviço, todos saem e se organizam em fila para se curvar e prestar respeito.
Cerca de 323 shinkanses saem todos os dias da estação de Tóquio e são cerca de 400,000 passageiros. Os números impressionam.
Sem atrasos
O operador de trens Tadashi Okabe conta que para as chegadas e saídas, eles tem apenas 15 segundos de tolerância para atrasos.
Números da limpeza
A empresa que administra sete linhas de shinkansen é a JR East Japan. O trem fica na estação por 12 minutos, são 3 minutos para os passageiros saírem e a equipe Tessei chegar com cerca de 44 funcionários para limpar 17 vagões.
Na primeira classe, três funcionários são responsáveis pela limpeza. Passados os sete minutos, sobram dois minutos para os passageiros embarcarem e o trem-bala sair novamente.