10 Museus que você deve conhecer em Tokyo

Da arte tradicional japonesa à arte contemporânea. Da cerâmica à fotografia. Tokyo é o lar de inúmeros museus que celebram a beleza da arte, da história e da cultura. Aqui estão algumas das melhores escolhas de museus em Tokyo.

1 – The National Museum of Western Art, Ueno

The National Museum of Western Art
(Crédito: Wikipedia)

O The National Museum of Western Art (国立西洋美術館, Kokuritsu Seiyō Bijutsukan/ Museu Nacional de Arte Ocidental) é um ótimo lugar para visitar se você estiver procurando por obras de arte representativas do mundo ocidental. Este museu apresenta obras de artistas notáveis como Picasso, Monet, Pollock, Van Gogh e Rodin.

O Museu fica localizado no complexo de museus e zoológicos do Parque Ueno, no centro de Tokyo. Abrigado em um belo edifício moderno projetado pelo famoso arquiteto suíço Le Corbusier, o museu foi aberto em 1959.

The National Museum of Western Art
A famosa escultura “O Pensador”, de Auguste Rodin. (Crédito: flickr/Cloganese)

O museu desenvolveu-se em torno da coleção de obras reunidas pelo empresário Matsukata Kojiro que se concentra em pinturas impressionistas e esculturas de Auguste Rodin. Acrescentando obras que foram adicionadas à coleção inicial de Kojiro, hoje, o museu abriga cerca de 4.500 obras, com pinturas e esculturas do século XI até o início do século XX.

Informação

Endereço: 7-7 Uenokoen, Taito, Tokyo 110-0007 (mapa)
Acesso: 8 minutos a pé da Estação Ueno
Horário: 9:30 – 17:30 (domingo a quinta)/ 9:30 às 21:00 (sexta-feira e sábado). Fechado às segundas-feiras.
Entrada: 500 yen (adultos)/ 250 yen (estudantes universitários) para a exposição permanente. A entrada é gratuita no segundo e quarto sábados de cada mês e no dia 3 de novembro (apenas para coleção permanente).
SiteThe National Museum of Western Art

2 – Tokyo National Museum, Ueno

Tokyo National Museum
(Crédito: Time Out)

O Tokyo National Museum (東京国立博物館, Tōkyō Kokuritsu Hakubutsukan/ Museu Nacional de Tokyo) é o maior e mais antigo museu do Japão, sendo fundado em 1872.

Também localizado no Parque Ueno, o local abriga mais de 100 mil objetos de valor arqueológico e artístico de várias eras da história japonesa e de outros países asiáticos. Seu arsenal inclui 87 obras pertencentes ao Tesouro Nacional Japonês e 610 itens classificados como propriedade cultural de importância.

O museu possui uma série de exposições especiais organizadas anualmente. As próximas amostras incluem: “Unkie: The Great Master of Buddhist Sculpture” (26 de setembro – 26 de novembro) e “Treasures from Ninnaji Temple and Omuro” (16 de janeiro de 2018 – 11 de março de 2018).

Tokyo National Museum
(Crédito: flickr/Daisuke Sakai)

A coleção permanente não é menos interessante, com artefatos do período dos Três Reinos (5º – 6º séculos) e estátuas do Buda de dentro e fora do Japão sendo alguns de seus itens inestimáveis.

Informação

Endereço: 13-9 Uenokōen, Taitō-ku, Tōkyō-to 110-8712 (mapa)
Acesso: 10 minutos a pé da estação Ueno
Horário: 9:30 – 17:00 diariamente (Última admissão às 16:30). Geralmente fechado às segundas. Horário prolongado durante eventos especiais – veja no site.
Entrada: 620 yen (adultos)/ 410 yen (estudantes universitários) para as exposições permanentes. A entrada é gratuita no Dia Internacional dos Museus (geralmente 18 de maio) e no Dia do Respeito aos Idosos (terceira segunda-feira de setembro).
SiteThe Tokyo National Museum

3 – The National Museum of Modern Art, Tokyo (MOMAT)

MOMAT
(Crédito: flickr/nakashi)

O The National Museum of Modern Art, Tokyo ou MOMAT (東京 国立 近代 美術館, Tōkyō Kokuritsu Kindai Bijutsukan/ Museu Nacional de Arte Moderna de Tokyo) é o museu mais importante de arte moderna no Japão. Conhecida por seu acervo do século XX, a instituição fornece vislumbres para alguns dos movimentos estéticos mais icônicos deste período.

A coleção contém itens de muitos artistas japoneses notáveis, ​​iniciando com os do período Meiji (1867-1912), bem como algumas obras de artistas ocidentais contemporâneos.

Este museu consiste no edifício principal, no Crafts Gallery localizado no Parque Kitanomaru perto do Palácio Imperial e no National Film Center em Kyobashi, perto de Ginza.

MOMAT2
(Crédito: MOMAT)

Crafts Gallery exibe cerâmica, têxteis e outros projetos de artesãos japoneses, bem como artesanato e design de todo o mundo, que datam do final do século XIX até o momento presente. O National Film Center é a única instituição pública do país dedicada ao cinema, possuindo cerca de 40 mil filmes e vários outros materiais em sua coleção.

Informação

Endereço: 3-1 Kitanomarukōen, Chiyoda-ku, Tōkyō-to 102-8322 (mapa)
Acesso: 3 minutos a pé da saída 1B, Estação Takebashi (linha Tozai)
Horário: 10:00 – 17:00. Fechado às segundas-feiras.
Entrada: 430 yen (adultos). Admissão gratuita no primeiro domingo de cada mês, bem como no Dia Internacional dos Museus (geralmente 18 de maio) e Dia da Cultura (3 de novembro).
SiteThe National Museum of Modern Art

4 – The National Art Center Tokyo, Roppongi

The National Art Center Tokyo
(Crédito: A Tokyo Lifestyle)

The National Art Center Tokyo (国立新美術館, Kokuritsu Shin-Bijutsukan/ Centro Nacional de Arte de Tokyo) é uma instalação única e inovadora de exposições de arte. Ao invés de alojar uma coleção permanente, o museu tem um total de 14.000 metros quadrados de espaço expositivo, um dos maiores do Japão, e se concentra em servir de local para diversas exposições.

O centro também possui uma Biblioteca de Arte que serve para coletar e divulgar informações relacionadas à arte.

The National Art Center Tokyo
(Crédito: Fast Japan)

Atualmente, o museu é co-anfitrião da exposição “SUNSHOWER: Contemporary Art from Southeast Asia 1980s to Now” juntamente com o Mori Art Museum (até 23 de outubro de 2017). A próxima exibição será “Tadao Ando: Endeavors” (27 de setembro de 2017 – 18 de dezembro de 2017).

Informação

Endereço: 7 Chome-22-2 Roppongi, Minato-ku, Tōkyō-to 106-8558 (mapa)
Acesso: 1 minuto a pé da estação de Nogizaka
Horário: 10:00 – 18:00. Fechado às terças-feiras. Horário prolongado durante eventos especiais – veja no site.
Entrada: O preço de admissão varia de acordo com a exposição.
SiteThe National Art Center Tokyo

5 –  Suntory Museum of Art, Roppongi

Suntory Museum of Art
(Crédito: Fast Japan)

Suntory Museum of Art (サントリー美術館, Santorī bijutsukan) é de propriedade da corporação Suntory (empresa produtora de bebidas, especialmente alcoólicas). Desde a abertura, há 40 anos, “Art in Life” (arte na vida) tem sido o conceito do museu.

Com este tema em curso, este museu abriga extensos conjuntos de artes e materiais antigos do Japão. Atualmente, a coleção consiste em mais de 3.000 artigos intimamente conectados à vida japonesa. Este museu também não possui exposições permanentes.

O local ainda organiza cerimônias de chá no sexto andar a cada segunda quinta-feira do mês. O espaço acomoda até 50 pessoas. O evento oferece chá e doces sazonais por 1.000 yen, além da taxa de entrada para o museu. O visitante também pode visitar a loja de presentes que possui louças e copos com o design de Edo Kiriko.

Informação

Endereço: Tōkyō-to, Minato-ku, Akasaka, 9 Chome−7−4 (mapa)
Acesso: 8 minutos a pé da Estação de Roppongi ou da Estação de Nogizaka
Horário: 10:00 – 18:00 (segunda, quarta, quinta e domingo)/ 10:00 – 20:00 (sexta feira e sábado)
Entrada: O preço de admissão varia de acordo com a exposição.
SiteSuntory Museum of Art

Leia também:

6 – Mori Art Museum, Roppongi

Mori Art Museum
(Crédito: Time Out)

Mori Art Museum (森美術館, Mori Bijutsukan/ Museu de Arte de Mori) é um museu de arte contemporânea localizado nos 52º e 53º andar da emblemática Mori Tower. Este museu exibe principalmente artistas asiáticos e, ao invés de exibir uma coleção permanente, o museu recebe exposições temporárias de obras de artistas contemporâneos.

Mori Art Museum
(Crédito: the neon house)

Mas, uma visita a esse museu promete mais do que exposições excelentemente organizadas. No local, é possível encontrar duas plataformas de observação que oferecem vistas deslumbrantes da cidade: Tokyo City View (no 52º andar) e o Sky Deck (maior deck de observação ao ar livre no Japão). Para estas atrações, é necessário pagar uma taxa adicional. O estabelecimento também possui loja de lembrancinhas, restaurante e cafeteria.

Informação

Endereço: Roppongi 6-10-1, Roppongi Hills Mori Tower 53F  (mapa)
Acesso: 8 minutos a pé da Estação Roppongi
Horário: 10:00 – 22:00 (todos os dias, exceto às terças-feiras). 10:00 – 17:00 (terça-feira)
Entrada: O preço de admissão varia de acordo com a exposição.
SiteMori Art Museum

7 – Edo-Tokyo Museum, Ryogoku

Edo-Tokyo Museum
(Crédito: Fast Japan)

Edo-Tokyo Museum (江戸東京博物館, Edo Tōkyō Hakubutsukan) concentra-se na história e na cultura de Tokyo durante o período Edo.

Edo-Tokyo Museum
(Crédito: 4travel)

As principais características das exposições permanentes são a réplica de tamanho real da ponte Nihonbashi, o teatro Nakamuraza e os modelos em miniaturas das cidades e dos edifícios dos períodos Edo, Meiji e Shōwa.

Além da coleção permanente, o museu realiza de cinco a seis exposições especiais por ano e vários outros eventos.

Informação

Endereço: 1 Chome-4-1 Yokoami, Sumida-ku, Tōkyō-to 130-0015 (mapa)
Acesso: a 5 minutos a pé da Estação Ryogoku
Horário: 9:30 – 17:30 (exceto sábado)/ 9:30 – 19:30 (sábado). Fechado às segundas-feiras.
Entrada: 600 yen (adultos)/ 480 yen (estudantes universitários)/ 300 yen (estudante do ensino médio ou mais de 65 anos)
SiteEdo-Tokyo Museum
Observação: O museu estará fechado para renovações de 1º de outubro de 2017 até 31 de março de 2018.

8 – National Museum of Nature and Science, Ueno

National Museum of Nature and Science
(Crédito: Gaijin Pot)

National Museum of Nature and Science (国立科学博物館, Kokuritsu Kagaku Hakubutsukan/ Museu Nacional de Ciência do Japão), localizado no Parque Ueno, foi aberto em 1871 e recentemente renovado.

National Museum of Nature and Science2
(Crédito: flickr/merec0)

O local abriga uma grande coleção de artigos sobre a ciência e a história natural, com exibições que exploram os reinos dos animais e das plantas e o mundo pré-histórico. Exposições permanentes incluem a Galeria do Japão e a Galeria Global. Além disso, o museu reúne cerca de quatro atrações especiais por ano.

Informação

Endereço: 7-20 Uenokōen, Taitō-ku, Tōkyō-to 110-8718 (mapa)
Acesso: 5 minutos a pé da Estação Ueno
Horário: 9:00 – 17:00. Fechado às segundas-feiras.
Entrada: 600 yen (adultos)
SiteNational Museum of Nature and Science

9 – National Museum of Emerging Science and Innovation (Miraikan)

Miraikan
(Crédito: Divulgação)

O National Museum of Emerging Science and Innovation (日本科学未来館, Nippon Kagaku Miraikan/ Museu Nacional de Ciência e Inovação), simplesmente conhecido como Miraikan, é um museu criado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão. Foi inaugurado em 2001 e está situado em um prédio novo construído no distrito de Odaiba, em Tokyo.

Miraikan
(Crédito: Miraikan)

Se você quer experimentar a modernidade do Japão, este é o lugar perfeito! Neste museu interativo você pode encontrar robôs e aprender sobre os grandes avanços em que a ciência japonesa está trabalhando.

Este museu envolve atividades que vinculam pessoas, ciência e tecnologia de ponta que são introduzidas com base em quatro temas: “Ambiente Global e Fronteiras”, “Inovações Tecnológicas e Futuro”, “Ciências da Informação e Tecnologias para a sociedade” e “Ciência da vida e Humanos”.

Informação

Endereço: 2 Chome-3-6 Aomi, Kōtō-ku, Tōkyō-to 135-0064 (mapa)
Acesso: a 5 minutos a pé da estação Fune-no Kagakukan
Horário: 10:00 – 17:00 (durante a semana)/ 10:00 – 17:00 (nos fins de semana). Fechado às terças-feiras.
Entrada: 620 yen (adultos). 210 yen (idade igual ou inferior a 18 anos). Crianças com idade igual ou inferior a 18 anos podem entrar gratuitamente todos os sábados. Podem ser cobradas taxas diferenciadas para exposições e datas especiais.
SiteNational Museum of Emerging Science and Innovation

10 – Ghibli Museum, Mitaka

Ghibli Museum
(Crédito: flickr/Kentaro Ohno)
Ghibli Museum
(Crédito: Fast Japan)

Ghibli Museum (三鷹の森ジブリ美術館, Mitaka no Mori Jiburi Bijutsukan) é o museu dedicado ao Studio Ghibli, um dos estúdios de animação mais famosos do Japão. Entre as suas produções estão “Meu Vizinho Totoro” (Tonari no Totoro ou My Neighbor Totoro), “A Viagem de Chihiro” (Sen to Chihiro no Kamikakushi ou Spirited Away) e “O Serviço de Entregas da Kiki” (Majo no Takkyubin ou Kiki’s Delivery Service).

Ghibli Museum
(Crédito: flickr/Kentaro Ohno)

Localizado em Mitaka, a pouca distância do centro de Tokyo, o museu é imperdível para os fãs dos filmes. O próprio museu é projetado de forma peculiar no estilo distinto dos filmes do estúdio, e muitos de seus personagens famosos estão lá, incluindo um robô de tamanho real de “O Castelo no Céu” (Tenku no Shiro Rapyuta ou Castle in the Sky) no jardim do telhado.

Ghibli Museum
(Crédito: linaka)

O primeiro andar do museu exibe a história e as técnicas de animação e tem um pequeno teatro para apresentação de curtas-metragens exclusivos do Studio Ghibli. E, o segundo andar abriga exposições temporárias especiais. O museu também tem um café, área de recreação para crianças, um jardim no último piso e uma loja de presentes.

Informação

Endereço: 1 Chome-1-83 Shimorenjaku, Mitaka-shi, Tōkyō-to 181-0013 (mapa)
Acesso: 15 minutos a pé da estação de Mitaka
Horário: 10:00 – 18:00. Fechado às terças-feiras.
Entrada: 1.000 yen (acima de 19 anos)/ 700 yen (13-18 anos)/ 400 yen (7-12 anos)/ 100 yen (4-6 anos). Os ingressos devem ser reservado com antecedência através de agências de viagem on-line ou nas lojas de conveniência Lawson.
SiteGhibli Museum

Dicas

 

Aqueles que planejam visitar vários museus devem considerar usar o Pass Grutto. Por 2.000 yen, o passe fornece entrada com desconto para mais de 70 museus, jardins zoológicos e aquários. É vendido anualmente de 1º de abril a 31 de janeiro e é válido para uma entrada para cada museu participante. O passe expira dois meses após o primeiro uso ou em 31 de março, o que ocorrer primeiro. O passe pode ser comprado nos museus participantes.

Fonte: Japanology, Japan Guide, Tokyo Cheapo, Fast Japan

Comentários

Copy link