Existem muitas cidades incríveis no Japão nas quais você pode mergulhar na vibrante cultura do país. Mas nenhum lugar oferece uma maior concentração de história e tradição quanto a antiga capital japonesa: Kyoto.
Este destino encontra-se frequentemente na lista de destinos obrigatórios de viajantes de todo o mundo. Veja 12 razões pelas quais você precisa visitar Kyoto pelo menos uma vez em sua vida!
1 – Patrimônio Mundial da UNESCO
Kyoto conta atualmente com 17 lugares declarados como Patrimônio Mundial da UNESCO, incluindo três localizados nas cidades vizinhas de Uji e Otsu, conhecidos como Historic Monuments of Ancient Kyoto (Monumentos Históricos da Antiga Kyoto).
2 – As flores de cerejeira
Se você tivesse a oportunidade de escolher apenas um lugar para ver as flores de cerejeira no Japão, Kyoto seria uma ótima escolha.
3 – Festivais antigos
Kyoto é o lar de três grandes festivais que estão entre as mais antigas do mundo. O Aoi Matsuri, que acontece em maio, é uma procissão entre dois importantes santuários xintoístas. O Gion Matsuri é um festival de verão que dura o mês inteiro de julho conhecido pelos seus grandes carros alegóricos. E, o Jidai Matsuri, o mais novo dos três festivais, que ocorre em outubro e se concentra na reconstituição histórica.
4 – Vestir um kimono
Para uma grande imersão na cultura local, você pode ir às lojas de aluguel de kimonos. Alguns destes estabelecimentos permitem que você vista um belo kimono e saia para passear pelas ruas de Kyoto.
5 – Ficar em uma pousada ryokan
Experimente a mundialmente famosa hospitalidade japonesa, conhecida como omotenashi, em alguns dos melhores ryokan (pousada tradicional japonesa) do Japão.
Leia também:
- Miyako Odori: apresentações de gueixas em Kyoto
- Revista elenca os 25 lugares mais bonitos do Japão
- Top 10: pontos turísticos imperdíveis do Japão pelo TripAdvisor
- Locais famosos para ver flores de cerejeiras em Kyoto
- Surpreendentes olhares sobre Kyoto: lindas fotografias exploram a velha capital do Japão
6 – Os 10.000 portais de Fushimi Inari Taisha
Kyoto oferece muitos marcos impressionantes, mas a visão dos 10.000 Torii (portais) vermelhos que se estendem por uma longa trilha atrás dos principais edifícios do santuário Fushimi Inari Taisha é realmente incrível. Se você tiver tempo, você pode caminhar até o cume do Monte Inari.
7 – Comidas veganas incríveis
Há muitas opções fantásticas de comidas vegetarianas e veganas em Kyoto. Refeições vegetarianas budistas, chamada de shojin ryori, podem ser encontradas neste local.
8 – Encontros com gueixa
Gion é o distrito de gueixas mais famoso de Kyoto, localizado em torno do Shijo Avenue entre Yasaka Shrine ao leste e o Kamo River ao oeste. A região é cheia de lojas, restaurantes e ochaya (casa de chás), onde as geiko (dialeto de Kyoto para gueixa) e maiko (aprendizes de geiko) se entretém.
Este é um dos poucos lugares do país em que você ainda consegue ver as geikos e maikos caminhando pelas ruas. Se você visitar a cidade em abril durante o festival Miyako Odori, você pode desfrutar de uma exibição de dança feita por gueixas. Esta é uma rara oportunidade de se ver essas artistas se apresentarem em público.
9 – A folhagem de outono
Ver as folhagens douradas de outono em Kyoto é espetacular. Talvez, ela só perde para a florada das flores de cerejeira durante a primavera.
10 – Restaurantes com estrela Michelin
Depois de Tokyo, Kyoto é a segunda cidade com mais estrelas Michelin do mundo. Isso inclui não apenas a alta gastronomia tradicional do Japão, conhecida como kaiseki ryori, mas um número impressionante de restaurantes focados em cozinhas modernas e internacionais.
11 – Bosque de bambu
O Arashiyama Bamboo Grove é uma das principais atrações de Kyoto. Dizem que caminhar no extenso bosque de bambu é como entrar em outro mundo.
12 – Doces japoneses
Kyoto é famoso pelos seus parfaits feitos com Uji matcha, juntamente com o wagashi (doces tradicionais japoneses) saborizado com chá verde. Até os mais avessos à doces se encantarão com a suave doçura constrastando com o matcha ligeiramente amargo.
Visitar Kyoto é a experiência mais autenticamente japonesa que se pode ter. Este é um destino que vale a pena visitar! Você concorda?
Fonte: The Culture Trip