Rússia quer construir ponte para o Japão

Em 8 de setembro de 2017, no terceiro fórum econômico oriental sediado em Vladvostok, o presidente russo Vladmir Putin afirmou ter intenções em construir uma ponte ligando Japão e Rússia, uma ponte para paz.

Hokkaido e Sakhalin

Hokkaido e Sakhalin

A  intenção de Putin no projeto é ligar as ilhas de Sakhalin e Hokkaido. Vale relembrar que desde o fim da segunda guerra mundial, Japão e Rússia, nunca formalizaram um tratado de paz.

O primeiro ministro japonês Shinzo Abe também esteve presente na reunião. Abe manifestou a vontade em concluir as disputas territoriais entre os países.

O presidente da Rússia e o primeiro ministro japonês já realizaram vários encontros em que o assunto principal girava em torno do tratado de paz não assinado em tom amistoso.

Japão e Rússia disputam quatro ilhas ao norte de Hokkaido, conhecidas como ilhas Kurils ou território do norte. Atualmente, as ilhas pertencem aos russos.

Em Sochi, Sergei Ivanov, chefe de estado da Rússia revelou que as conversas sobre a ponte realmente existem, mas que eles deveriam focar em construir um túnel para ligar a ilha principal da Rússia com Sakhalim primeiro.

Leia também:

Igor Shuvalov, primeiro-vice-ministro da Rússia afirmou que as intenções são sérias e com as tecnologias atuais, o projeto poderia sair do papel.

A construção, segundo Putin iria trazer mudanças significativas quanto a infraestrutura, energia e tecnologia de ponta. A ponte ou túnel, custaria cerca de U$ 50 bilhões.

rota transiberiana

Se os planos derem certo a linha transiberiana que sai de Londres até a Rússia poderia chegar até Hokkaido também. Atualmente, a linha acaba em Vladvostok.

A construção da ponte e ligar Japão e Rússia é sonho antigo, Joseph Stalin planejou a ponte, mas não saiu do papel. Nos dias de hoje, além de transformar o Japão em país continental a produção de óleo e gás da Rússia seria beneficiado.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link