Conheça seis tradicionais instrumentos musicais do Japão

Você já deve conhecer a caligrafia japonesa (書 道), a cerimônia do chá (茶道) e o arranjo de flores (conhecido como ikebana), pois são populares não apenas entre os japoneses, mas também entre os estrangeiros.

Mas, e os tradicionais instrumentos musicais do Japão? Você conhece?

Instrumentos musicais do Japão

Se você já visitou o Japão ou já assistiu à uma apresentação de Kabuki, talvez conheça estes tradicionais instrumentos musicais do Japão. Confira seis deles!

1 Shamisen (三味 線)

Em japonês, 三 (“san”) significa três, e 線 (“sen”) significa cordas. Portanto, shamisen significa, literalmente, “três cordas”.

Este instrumento japonês consiste em três cordas sobre um corpo de madeira, relativamente grande, chamado bachi.

Este instrumento é semelhante ao instrumento chinês sanxian. A forma do shamisen parece uma guitarra, devido ao seu braço magro e seu corpo semelhante a um tambor revestido de pele.

Dizem que o shamisen revestido com pele de gato (isso é triste) produz a melhor qualidade de som. As três cordas são, geralmente, feitas de seda. Existem muitas variações de shamisen, dependendo do tamanho e do gênero.

1. Hosozao, que é o menor tamanho de shamisen;
2. Chuzao, que é um tamanho maior do que o Hosozao;
3. Futozao, que é o maior tamanho de shamisen.

2 Shakuhachi (尺八)

É uma flauta japonesa de bambu, tradicionalmente usada por monges zen budistas, como uma ferramenta espiritual. Tem 4 furos na frente e um nas costas, que ressoam com sentimentos de solidão quando tocados. Você poderá ver este instrumento sendo tocado por algumas pessoas no Festival Himeji Oshiro.

3 Koto (箏)

É um instrumento típico do Japão, que tem duas variações, com 13 cordas e com 17 cordas. Este instrumento é semelhante ao Zheng chinês, ao coreano Gayageum e ao Yatga da Mongólia. Geralmente é feito com madeira Kiri e tem cerca de 180 centímetros de comprimento.

4 Mukkuri

É uma harpa de mandíbula, feita de bambu, com 10 centímetros de comprimento e 1,5 centímetros de largura. O mukkuri é conhecido como um instrumento tradicional de Ainu.

5 Taiko

Se você já foi a algum festival do Japão, talvez tenha visto este instrumento. É um tipo de percussão japonesa. Este instrumento não é popular apenas entre os japoneses, mas também entre os estrangeiros.

6 Horagai

Se você visitou algum templo budista no Japão, talvez tenha visto ou ouvido este instrumento por lá. É uma grande concha semelhante a uma trombeta. No passado, os japoneses usavam esse instrumento para cerimônias ou rituais. Mas os samurais também usaram este instrumento como um sinal durante as guerras.


Leia também:


Esses são os tradicionais instrumentos musicais do Japão. Qual é o seu favorito? Comente!

instrumentos musicais do Japão
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link