O Japan Rail Pass é um tipo de passaporte que dá acesso as linhas de transporte público do JR Group por um limite de dias e um preço único. As linhas da companhia operam por todo Japão e contam com shinkansens, ônibus, balsas, trens expressos e locais, além de poder ser utilizado no Tokyo Monorail.
Mapa da linha de shinkansen disponível:
As linhas de ônibus disponíveis e fazem parte do grupo são:
- JR Hokkaido;
- Tohoku;
- Tokai;
- Kanto;
- Kyushu;
- Chuigoku;
- Nihi Nihon;
- Shikoku;
Alguns ônibus rodoviários também estão disponíveis no passaporte, são eles:
- Sapporo-Otaru;
- Morioka-Hirosaki;
- Tokyo-Nagoya/Kyoto/Osaka
- Tsukuba Center;
- Nagoya-Kyoto/Osaka;
- Osaka-Tsuyama/Kaasai Flower Center.
Para as linhas férreas é possível utilizar a JR West Miyajima. O JR Pass está disponível apenas para turistas e apenas pode ser comprado fora do Japão.
Leia também:
Elegibilidade
O JR Pass é vendido através de agências autorizadas e para trocar a solicitação pelo JR Pass alguns requisitos são necessários. Você deve ter o carimbo de visitante temporário em seu passaporte.
Há diversos tipos de vistos emitidos pela embaixada japonesa para quem for fazer uma viagem de turismo ao Japão. O carimbo é colocado nos passaportes com visto de curta permanência.
Para quem possui cidadania japonesa e vive fora do Japão, as condições são as seguintes: você deve ter o registro de permanência do país estrangeiro ou ser casado com alguém que vive fora do país.
Termos de uso
Em adição da condição de que o JR Pass é disponível apenas para quem visitará o Japão com status de vistante temporário, existem algumas observações.
O período de validade do JR Pass é de 7, 14 ou 21 dias corridos contato a partir da primeira vez que for utilizado. Há vários pacotes disponíveis de acordo com as necessidades de cada turista.
Deve-se fazer uma avaliação, se valerá a pena pegar o JR Pass. Tem gente que relata uma grande economia ao utilizá-lo, pois seu itinerário incluia muitas viagens de shinkansens. Ao final foi compensador devido ao preço de um único bilhete, se comparado com o valor único cobrado pelo JR.
Quem pretende não se locomover entre cidades e for utilizar apenas o metrô, existem pacotes para viajantes poder utililizar esse tipo de transporte por dias limitados. Nesse caso, o JR Pass não é aconselhado, já que a maioria é composta por trens. O JR Pass não cobre o metrô de Tokyo, por exemplo.
As únicas linhas de trem que o JR Pass não cobre são as linhas de Tokaido, Sanyo e Kyushu. Se você estiver planejando ir para o Japão, utilizar o Japan Rail Pass o fará economizar dinheiro e viajar com mais conforto e segurança, dependendo do seu itinerário.
Para obter um Japan Rail Pass, você deverá comprá-lo antes de ir ao Japão, depois de fazer a solicitação em uma agência terá 3 meses para validá-lo. A troca pela solicitação pelo JR Pass é feito nos aeroportos e todos os requisitos de elegibilidade devem estar ok.
Os preços do JR Pass podem ser conferidos aqui.