O outono é a época anual da colheita de arroz no Japão. Todos os anos, os agricultores asseguram que a sobra da palha de arroz, conhecida como “wara“, não seja desperdiçada. Ela é reutilizada para alimentar o gado e melhorar o solo, por exemplo. Mas, o “Wara Art Festival“, na província de Niigata, tem uma maneira muito criativa de usar essas sobras de palha de arroz das abundantes colheitas da região.
Desde 2008, o material é usado para fazer esculturas gigantes que ficam expostas no Uwasekigata Park durante o festival que ocorre anualmente. A iniciativa é um esforço colaborativo entre o Conselho de Turismo Local da cidade de Niigata e estudantes da Musashino Art University.
Em homenagem ao 10º aniversário do festival, os participantes criaram esculturas que são duas vezes maiores do que as feitas nos anos anteriores. Todos os monumentos são produzidos artesanalmente. A estrutura das obras é feita de varas de madeira e canos. Em seguida, a palha seca é moldada sobre a armação, levando cerca de uma semana para cada escultura ser concluída.
Animais como leões ferozes, gorilas gigantes, crocodilos enormes e rinocerontes robustos foram reproduzidos com incrível perfeição. O resultado ficou espetacular!
O festival deste ano chegou ao fim, mas as esculturas de palha permanecerão em exibição até 31 de outubro de 2017.
Leia também:
- Veja impressionantes esculturas de Toshihiko Hosaka
- Godzilla gigante feito de palha é atração no interior de Fukuoka
- Muita neve e gelo: Festival de Inverno de Asahikawa
Confira algumas das impressionantes esculturas do “Wara Art Festival“:
Informação:
Localização: Niigata-ken, Niigata-shi, Nishikan-ku, Matsunoo, 1番地 (mapa)
Mais informações: Wara Art Festival (japonês), Facebook
Fonte: Spoon Tamago, Grape, Bored Panda, My Modern Met
Imagens: Facebook/Wara Art Matsuri