Já ouviu falar em Yaeyama? Entre as mais de seis mil ilhas do Japão, Yaeyama merece destaque especial por ser um paraíso de beleza quase indescritível.
É perfeito para qualquer ocasião: lua de mel, viagem com os amigos, férias. Além da beleza natural e a harmonia das construções típicas de Okinawa, a culinária de lá promete ser fantástica.
A paisagem subtropical com praias de areias brancas, corais e recifes coloridos e florestas proporcionam a sensação de ter entrado no Jardim do Éden.
Composta por mais de 10 ilhas, Yaeyama é um tesouro escondido e preservado no extremo sul de Okinawa, hoje, elas possuem fácil acesso e não são tão movimentadas em feriados e temporadas.
Leia também:
Haisai! Conheça 6 expressões do dialeto de Okinawa
Ishigaki
É a ilha principal de Yaeyama e procurar no mapa do google não é tarefa fácil, a pequena ilha é mais próxima de Taiwan, mas faz parte do território japonês.
Para acessá-la existe uma conexão entre Okinawa e o aeroporto de Ishigaki, a viagem dura cerca de uma hora. Chegando lá, fica mais fácil de acessar as outras dez, mas iremos falar de apenas quatro.
A partir de Ishigaki é possível acessar 4 ilhas famosas do arquipélago: Kohama, Kuro, Yonaguni e Hateruma.
Kohama, Kuro e Hateruma
Para chegar em Kohama e Kuro, cada viagem dura cerca de 25 minutos de barco saindo da ilha de Ishigaki. O acesso a Hateruma também é feito de barco e leva cerca de uma hora.
Yonaguni
O trajeto para a ilha de Yonaguni pode ser feito de avião pelos aeroportos de Ishigaki com duração de 30 minutos ou uma viagem de 90 minutos pelo aeroporto de Naha. É possível também ir de balsa a partir de Ishigaki em uma viagem de quatro horas e meia.
Paraíso no Japão
A ilha de Ishigaki é a que oferece a melhor infraestrutura aos visitantes, além das praias, há restaurantes, bares, resorts e lojas. Porém, cada uma das ilhas oferece infraestrutura para passeios e são habitadas.
Muitos turistas ficam hospedados em Ishigaki e aproveitam para visitar as ilhas adjacentes. Dá para mergulhar em águas cristalinas, observar a diversidade de corais do mar, além de ter rios para prática de caiaque, montanhas para escalar e trilhas para percorrer. O céu limpo noturno oferece uma visão de até 86 constelações.
Melhor época para visitar
O melhor momento para visitar o arquipélago é de novembro a abril, período em que a temperatura se mantém agradável para os passeios ao ar livre.
Os períodos de junho a outubro devem ser evitados, nessa época as praias ficam lotadas de água viva: a Box Jellyfish. Na Austrália, essas águas vivas são responsáveis por mais mortes do que tubarões.
Confira as principais ilhas habitadas do arquipélago:
- Ishigaki;
- Taketomi;
- Aragusuku;
- Hateruma;
- Iriomote;
- Kayama;
- Kohama;
- Kuroshima;
- Sotobanari;
- Yubu;
- Hatoma;
- Yonaguni;