Três eventos imperdíveis em novembro no Japão

O mês de novembro no Japão é marcado pela festividade chamada Shichi-go-san, um ritual shinto importante na vida das crianças japonesas. Além disso, tem o pocky day e carnaval em Okinawa. Confira!

1.Shichi-go-san

 Shichi Go San

Os números shichi (sete), go (cinco) e san (três) são números auspiciosos na cultura japonesa. As crianças do sexo feminino de três e sete anos participam, assim como os meninos de três e cinco anos de idade.

As crianças são levadas aos templos para agradecer pela saúde e bem-estar, além de rezarem pelo futuro. Para o dia, as crianças se vestem com trajes típicos do Japão, as meninas de kimono e os meninos de haori e hakama.

A celebração marca o momento em que os meninos de três anos de idade poderão deixar seus cabelos crescerem, as meninas de sete anos usarão pela primeira vez o kimono e os meninos de cinco anos usarão a calça hakama pela primeira vez também.

Originalmente, a cerimônia era conduzida primeiramente para as famílias nobres do período Heian e depois para as famílias dos samurais. O evento acontece dia 15 de novembro, de acordo com o calendário lunar japonês, esse dia é considerado o mais auspicioso de todos.

Apesar da importância do ritual, o dia 15 não é considerado feriado, muitas famílias o celebram em um final de semana anterior ou posterior. Nesses dias, os templos constumam ficar cheios.

O shichi-go-san é marcado também pelos doces chamados chitoseame, significam longevidade.

2.Pocky Day

Pocky Day

Um dos doces mais famosos do Japão tem um dia especial dedicado: 11 de novembro. O dia é marcado por competições de danças, campanha no Twitter e festas. Para 2017 a empresa lançou um aplicativo de fotos também.

Leia também:

3.Carnaval em Okinawa

Carnaval em Okinawa

Os dias 25 e 26 de novembro é comemorado carnaval no Japão, mais especificamente em Okinawa. Muito samba, demonstrações de karaoke, competição para eleger rainha, desfile de alegorias e mais marcam a data. A entrada é de graça e o evento dura o dia todo, das 13hs às 21hs.

Se estiver de passagem pelo Japão nesses dias, não deixe de conferir!